Pureza da água e tranquilidade da alma




Castelo

Novo








Por Catarina Rodrigues








A aldeia histórica de Castelo Novo está erguida no sopé da Serra da Gardunha, entre o Fundão e Castelo Branco. A 703 metros de altitude e a 19 quilómetros da sede do concelho, a localidade oferece inúmeras razões para uma visita.
Uma das principais características de Castelo Novo é a água. Um aspecto relevante logo que se chega ao Largo da Bica. Um espaço com um bonito chafariz e um amplo estacionamento. O sítio ideal para deixar o automóvel e percorrer as ruas a pé até porque as estradas deixam um pouco a desejar. Uma situação que os habitantes justificam com as obras que estão a ser feitas em instalações subterrâneas e que permitirão ter uma aldeia mais bonita sem antenas ou fios à vista.
Até atingir o ponto mais alto de Castelo Novo existe toda uma história por descobrir. Para começar é obrigatória a passagem pelo Pelourinho, situado na Rua da Praça em frente aos Antigos Paços do Concelho. Aí encontra-se mais um chafariz, um autêntico monumento por sinal bem concorrido. Pessoas da aldeia e arredores vão buscar a água que acreditam ser mais saudável.
A calma reina e tudo parece tranquilo, longe de ruídos ou grandes movimentações... e a cidade ali tão perto. Mesmo lá no alto estão situadas as muralhas do Castelo e a Torre do Relógio. As vistas são magníficas e vão muito para além das casas típicas da aldeia. No local estão a ser desenvolvidas escavações arqueológicas em busca de novas descobertas sobre o passado.
O nome da aldeia resultou do facto de terem existido dois castelos na localidade, sendo que o de Castelo Novo foi ocupado após o abandono do Castelo Velho. O que resta dele constitui um destino a não perder.