Paisagens Originais

de Olivier Rolin














"Esta ideia das "Paisagens Originais" surgiu-me de imprevisto: escrevi num romance (O Cerco de Cartum) uma frase onde referia que, ao longo da vida, nunca deixamos as paisagens da infância- qualquer coisa semelhante a isto.
(...) Essa é uma verdade que se pode aplicar à literatura: os lugares dos anos de aprendizagem devem emitir, ao longo de toda a obra de um escritor (e para além da sua imagem explícita), qualquer coisa de comparável àquilo que em astrofísica se chama, creio eu, uma "irradiação fóssil": uma espécie de assinatura do original".




Por Catarina Rodrigues



Olivier Rolin traça neste livro a infância e a formação de cinco grandes nomes da literatura mundial. São eles Hemingway, Nabokov, Borges, Michaux e Kawabata. Todos nasceram no ano de 1899, e portanto há pouco mais de um século, em cinco cantos diferentes do mundo.
Rolin fala neste livro da infância e formação dos escritores com passagem pelas suas obras mais importantes. Ernest Hemingway nasceu em Chicago, mais concretamente em Oak Park. Foi jornalista e Olivier Rolin considera que ele passava para o papel "tudo o que lhe vinha à cabeça" mas muitas das suas histórias são baseadas na vida real.
Ao falar de Vladimir Nabokov, o autor das "Paisagens Originais" lembra "Lolita", uma das obras mais polémicas da literatura americana por falar de uma história de pedofilia. Apesar de ter nascido em São Petersburgo, no seio de uma família aristocrata russa, Nabokov acabou por se mudar para a América em 1940, depois de uma passagem pela Europa.
Jorge Luís Borges nasceu em Buenos Aires e ao ler esta obra de Rolin ficamos a conhecer alguns pormenores da sua vida como o seu gosto por mistificações. Michaux é tratado como tendo um lugar muito particular na literatura, sendo por vezes um autor difícil. O japonês Yasunari Kawabata nasceu como todos os autores referidos em 1899. Olivier Rolin lembra que aos 15 anos este escritor estava completamente sozinho devido à morte de toda a sua família. Talvez por isso exista uma inclinação mórbida na sua obra.
Curiosamente Kabawata e Hemingway, dois autores que ganharam o prémio Nobel, suicidaram-se. Este livro de Olivier Rolin é sem dúvida original. Verifica-se que o autor estudou profundamente a vida e obra dos escritores que retrata. O leitor desta obra sai beneficiado porque ao ler um só livro tem a oportunidade de conhecer melhor cinco grandes nomes da literatura.