A Academia Sénior atribuiu o grau de sócios honorários ao presidente da Câmara e ao reitor da UBI
Sonho tornado realidade
Academia Sénior com instalações próprias

Desde Novembro de 2000 que a Academia Sénior alimentava um sonho. Sábado foi o dia da sua concretização: a Academia inaugurou a sua sede.


Por Eugénia Moeda


No passado sábado, dia 15, os alunos da Universidade da Terceira Idade assistiram finalmente à inauguração da sede da Academia Sénior. Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã e Santos Silva, reitor da UBI foram os convidados de honra numa cerimónia onde alunos e amigos da Academia marcaram presença.
A inauguração foi animada pela actuação da Tuna Académica da UBI e pelo Coro da Academia Sénior. Após o descerramento da placa comemorativa do acontecimento, decorreu a assinatura do protocolo com a Câmara Municipal da Covilhã, que cedeu as instalações. Ascensão Simões, presidente da direcção da Academia aproveitou a ocasião para agradecer a colaboração da Câmara Municipal e da UBI que "permite ir buscar à Universidade, o saber e a ciência para o aprofundar dos conhecimentos".
O agradecimento por estas colaborações foi materializado com a atribuição do grau de sócios honorários ao presidente da Câmara e ao reitor da UBI, por terem apoiado os primeiros passos da Academia Sénior.
Seguiu-se uma reflexão sobre os problemas que afectam os idosos. Ascensão Simões sublinhou que "a vida toma outro sentido para os que permanecem activos quando jubilados. Lutar contra o envelhecimento é mantermo-nos activos e ocupados. Tudo o que não se utiliza acaba por atrofiar. O processo de educação e aprendizagem tem de ser permanente", referiu a presidente da direcção da Academia Sénior. Ascensão Simões concluiu dizendo que "já era tempo destes esforçados alunos terem as melhores condições para assim lutar por uma vida melhor".