Sector automóvel
Venda de carros está um desastre

No princípio de 2003 a comercialização de veículos diminuiu cerca de 15 por cento. Dados suficientes para os responsáveis do sector traçarem um quadro negro para este mercado.

Por Eduardo Alves


"A situação actual é preocupante", afirma Jorge Neves da Silva, secretário geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA). O responsável máximo por esta instituição veio à Covilhã, alertar os 300 associados da região Centro, para o mau ano que se avizinha. No entender de Jorge Silva, "2003 poderá vir a ser o pior ano no que respeita às vendas de automóveis".
Este mercado tem vindo a decrescer desde o princípio de 2001. Uma conjugação de factores económicos, o crescente endividamento das famílias portuguesas e as cargas fiscais elevadas sobre os veículos são as principias razões para a diminuição das vendas. O secretário geral da ANECRA lembra ainda que "o índice de confiança dos consumidores, atingiu o nível mais baixo de sempre". Jorge Silva prevê uma alteração deste cenário já em 2004. Economista de profissão, o responsável máximo da ANECRA encontra o fim para a crise numa possível retoma da economia,.
Neste encontro, os participantes tiveram acesso a gabinetes técnicos e jurídicos que a ANECRA trouxe à Covilhã. Uma forma de prestar esclarecimentos e promover novas formas de negócios aos seus associados.
A reanimação do sector passa pela "criação de estímulos ao investimento público e privado", avança Jorge Silva. Uma medida que visa a produção de riqueza e o aumento da actividade na venda de automóveis.



GNR aposta no ambiente



Uma parceria realizada entre a ANECRA e a Guarda Nacional Republicana foi revelada no decorrer deste encontro regional. O Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) é o responsável por este objectivo Explicar a legislação e os procedimentos a ter na protecção do meio ambiente passa a ser função destes agentes. Um organismo composto por militares da GNR que tem como função esclarecer e verificar se as oficinas de automóveis cumprem as normativas europeias. Um serviço que entra em funções nos próximos tempos e será chefiado pelo major António Martins.
Para a ANECRA, esta é uma forma de minimizar a poluição dos automóveis e dos seus compostos. O serviço vai deslocar-se por todo o país de forma a sensibilizar os profissionais envolvidos na reparação automóvel.