O ministro da Saúde inaugurou as novas instalções
Extensão de Saúde da Vila do Carvalho
"Um pequeno hospital"

Uma antiga fábrica de lanifícios deu lugar a um centro de saúde. As obras de recuperação na ordem dos 450 mil euros vieram colmatar uma carência sentida desde há vários anos.


Por Catarina Rodrigues


Na visita à Covilhã, Luís Filipe Pereira inaugurou as instalações da Extensão de Saúde da Vila do Carvalho. O ministro da Saúde salienta o facto de se terem conjugado dois factores "instalações condignas e recursos humanos". Luís Pereira considera que "o novo espaço pode fazer muito pela população da Vila do Carvalho". Um espaço que Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã apelida de "um pequeno hospital" devido às "boas condições" de que dispõe.
A nova extensão de saúde localiza-se num antigo complexo industrial. O edifício albergará ainda a sede da Junta de Freguesia que segundo o presidente da edilidade covilhanense será inaugurada a 24 de Abril. Num edifício anexo está a ser construída a futura Casa da Cultura da Vila do Carvalho onde será instalada uma biblioteca, um museu, um auditório e um restaurante. No mesmo local está já concluído o mercado e o pavilhão polidesportivo.
O edifício que acolhe agora o centro de saúde corresponde a um investimento que ronda os 450 mil euros suportados pelo Ministério da Saúde e pela autarquia covilhanense. José Espinho, presidente da Junta de Freguesia da Vila do Carvalho, sublinha que "as obras devolveram vida a um espaço que estava votado ao abandono".
As antigas instalações do Centro de Saúde eram já insuficientes para responder às necessidades da população. "O espaço era pequeno e muitas vezes as pessoas tinham que aguardar a sua vez na rua", lembra o presidente da Junta. Uma situação que será agora diferente dado que "as novas instalações são amplas e proporcionam a prestação de um melhor serviço", remata.