Por Ana Sofia Cação


Fernando Simões inspira-se nas paisagens e nas gentes beirãs

Na passada semana, realizou-se mais uma exposição de pintura no Hospital Pêro da Covilhã. Uma iniciativa do Centro Hospitalar Cova da Beira, com a participação do pintor beirão Fernando Simões, que apresentou uma mostra dos seus trabalhos a óleo.
A realização de exposições neste hospital já é habitual. O Gabinete de Relações Públicas afirma que estas exposições "são uma mais valia para as pessoas que habitualmente frequentam o hospital, até porque na Covilhã existe apenas uma galeria da Câmara, onde a organização de exposições fica à responsabilidade do artista. Fernando Simões apresenta as suas pinturas a óleo com as cores e inspirações nas paisagens e nas gentes beirãs, fruto da sua profunda relação com o meio que o envolve. Licenciado em Engenharia Civil pela UBI, este professor de Matemática apresenta as suas pinturas desde os 20 anos. No seu percurso académico é de salientar um curso que frequentou no ARCO de Coimbra, onde conseguiu aperfeiçoar a sua técnica e conhecer melhor as duas correntes que influenciaram o seu trabalho: o Surrealismo e o Abstraccionismo.
A colecção apresentada foi seleccionada por Fernando Simões tendo em vista a homogeneidade de temas, pois apenas poderiam ser expostos 21 quadros. As paisagens e a representação de tradições como os homens nos teares, foram os temas mais focados. As obras concretizam-se em demonstrações de grande introspecção onde as cores se soltam e lembram o Impressionismo e o Fauvismo.