NC/Urbi et Orbi


Manuel Dias(em cima), Ana Lourenço e Pedro Prata

O judoca da Academia de Castelo Branco, Manuel Dias, é o novo Campeão Nacional de Esperanças. O jovem albicastrense teve uma prestação surpreendente ao vencer todos os combates por Ippon (pontuação máxima) na categoria de -46 Kg, perante adversários todos eles com graduações superiores e com mais tempo de práctica.
O Campeonato Nacional ocorreu no Pinhal Novo no domingo, 2 de Março, a contar para o escalão de Esperanças (15 e 16 anos). Manuel Dias, no seu primeiro ano na categoria, surpreendeu a concorrência, apesar de os técnicos da Academia afirmarem depositar nele confiança, uma vez que se trata de uma grande promessa.
Do mesmo clube, participaram ainda Luís Marques (-55 Kg), João Nunes e Pedro Prata (ambos em - 90 Kg). Este último subiu, aliás, ao terceiro lugar do pódio. De Santo André das Tojeiras, Ana Lourenço também conseguiu o terceiro lugar, enquanto Filipe Martins participou nos -55 Kg.
Destaque ainda para o árbitro Sérgio Carvalho que pela primeira vez arbitrou um Campeonato Nacional, marcando também a posição da Associação Distrital de Castelo Branco no panorama desportivo.
No dia 1 de Março, em Coimbra, realizou-se o Zonal de Apuramento para o Nacional de Júniores. Prova que conta para o Ranking Nacional e onde os judocas da região marcaram pontos, garantindo a participação no Campeonato em meados de Março.
De Castelo Branco participaram Rui Candeias (3º lugar nos -60 Kg), João Caetano (-81 Kg), João Salvado (-81 Kg) e Luís Farinha (2º lugar nos +90 Kg). Do AC Fundão, João Guerra (2º lugar nos -60 KG) e Mário Maximino (-66 Kg). Participaram ainda, do Santo André das Tojeiras, Fábio Nuno (-55 Kg) e António Azeitona (-60 Kg).