Ensino Superior
Politécnico e Artelivre assinam protocolo

Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Associação dos Artistas Plásticos da Guarda/Artelivre assinaram, no dia 10 de Março, um protocolo de cooperação, no âmbito do qual serão realizadas exposições de obras de arte e elaborado um sítio na Internet vocacionado para a divulgação dos artistas guardenses.
No preâmbulo do documento assinado, é referido que o Instituto Politécnico da Guarda, no seguimento de uma política de ligação com a comunidade, não esquece o seu papel na viabilização de projectos culturais.
Neste contexto, o IPG colaborará na promoção e divulgação dos trabalhos executados pelos artistas plásticos da Guarda, nomeadamente através de um sítio na Internet, cujo alojamento será feito no domínio do Instituto Politécnico da Guarda.
A Artelivre, por seu turno, compromete-se a organizar exposições de obra de arte, em conjunto com o IPG, num número mínimo de uma vez por ano.
Na sua intervenção, o Presidente do Instituto Politécnico evidenciou as vantagens de uma colaboração estreita entre as instituições, de forma serem aproveitadas sinergias, acrescentando que o IPG está aberto à comunidade e dispõe de recursos humanos e técnicos qualificados. Uma realidade que o Governador Civil da Guarda, Joaquim Lacerda, também realçou, tendo felicitado o IPG e a Artelivre por esta iniciativa.
Barreira Pires, Presidente da Direcção da Associação dos Artistas Plásticos da Guarda, depois de salientar a receptividade manifestada pelo Politécnico da Guarda, para a concretização deste protocolo, apelou à sociedade civil "e às instituições, para que, num esforço comum se envolvam, no sentido de promoverem o desenvolvimento urgente da nossa sociedade no plano cultural."