Campanha Têxtil
Melhoria das condições de trabalho

O Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT), está a desenvolver até final do mês de Junho a Campanha Têxtil. Esta campanha visa promover processos de melhoria das condições de trabalho e desenvolver a implementação de medidas técnicas e organizacionais de prevenção nas empresas.

Por Luís Alberto


Na Campanha Têxtil os inspectores do IDICT vão procurar ter como interlocutores privilegiados a direcção das empresas, as estruturas de segurança, higiene e saúde no trabalho existentes e também os representantes dos trabalhadores nas empresas.
Os factores de ponderação para a acção de controlo baseiam-se na gravidade dos riscos em presença, na viabilidade técnica, na prioridade às medidas de organização do trabalho e protecção colectiva, na capacidade económica das empresas, e na possibilidade de consensos com os representantes dos trabalhadores.
A acção no terreno será efectuada por equipas de inspectores, com formação na área têxtil. Os objectivos da campanha são três. Em primeiro lugar promover a sã concorrência entre as empresas. Em segundo lugar tentar promover processos de melhoria das condições de trabalho através de uma intervenção coerente, balizada nos princípios gerais de prevenção, privilegiando a organização das actividades de prevenção nos locais de trabalho e a implementação de técnicas de organização e de protecção colectiva. Por fim, desenvolver a implementação de medidas técnicas e organizacionais de prevenção dos riscos profissionais.
Os riscos profissionais que normalmente afectam o sector têxtil estão associados aos equipamentos de trabalho, aos produtos químicos, às poeiras, à movimentação de cargas e à organização do trabalho.
Para o êxito dos objectivos que se propõe a Campanha Têxtil, o IDICT procura desenvolver processos de auto vinculação visando a programação de medidas de prevenção que se podem materializar num memorando (compromissos formais) das empresas.