Por Sandra Carvalho


O auditório esteve cheio durante os três dias

Nos dias 12, 13 e 14 de Março decorreu o ciclo de conferências "Civil 2003" organizado pelo núcleo de estudantes de Engenharia Civil (NECUBI) em conjunto com o Departamento de Engenharia Civil da UBI. Foram três dias de formação contínua, num total de 12 conferências, que abrangeram os diversos ramos de Engenharia Civil. No primeiro dia do evento foram abordadas questões relacionadas com o ramo da Geotecnia e Planeamento, seguiu-se o ramo de Construção e Hidráulica e por fim o ramo de Estruturas.
A abertura solene contou com a presença do vice-Reitor da UBI, Mário Raposo, do vereador da Câmara Municipal da Covilhã, Joaquim Matias, do presidente do Departamento de Engenharia Civil, Víctor Cavaleiro e de Mário Nunes, presidente do Conselho Directivo das Engenharias.
Na sua intervenção Víctor Cavaleiro frisou a importância do curso e a sua qualidade. Para demonstrar este aspecto referiu o facto de os alunos colocados na UBI no curso de Engenharia Civil entrarem maioritariamente em primeira e segunda opção. Afirmou ainda que os corpos docente e discente são o reflexo do mundo actual e assentam em princípios de rigor, de qualidade e de inovação".
Joaquim Matias, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, afirmou que o curso tem qualidade e deu como exemplo os projectos de recuperação paisagística de áreas degradadas que o departamento de Engenharia Civil tem vindo a elaborar.
As sessões temáticas iniciaram-se com Alexandre Lima Pedroso, engenheiro ligado ao ramo da Geotecnia. Este técnico mostrou ao longo da sua exposição alguns dos seus trabalhos, nomeadamente o do Estádio Municipal de Aveiro. Questionado acerca das perspectivas profissionais nesta área referiu que "a licenciatura em Civil abre bastantes perspectivas de trabalho. É um curso de banda larga, amplo e abrangente, o que permite fazer muitas coisas".
Seguiu-se a intervenção de Manuel Romeiro, sócio gerente da empresa Cenorgeo. Durante a tarde foi a vez de Luís Picado Santos que desenvolve a actividade de investigação em Mecânica de Pavimentos Rodoviários e Álvaro Seco, membro da Ordem dos Engenheiros.
O segundo dia destas conferências contemplou o ramo da Construção e Hidráulica e teve como conferencista Luciano Lobo, engenheiro responsável pela recuperação de obras como o Mosteiros dos Jerónimos e da Sé da Guarda entre outros. A temática abordada foi a reabilitação estrutural de imóveis
António Quintela, catedrático jubilado do Instituto Superior Técnico, especialista em Hidráulica, e Alberto Matias, vice-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), preencheram a tarde. António Quintela referiu que as atitudes exigidas para o bom exercício da profissão são o empenho e o gosto no trabalho, assim como rigor no procedimento e na expressão.
Alberto Matias defendeu uma melhor gestão dos recursos hídricos e afirmou que "a engenharia trabalha com o risco, daí a necessidade de planos de emergência".

"Um sucesso"

O último dia foi dedicado ao ramo Estruturas e contou com Carlos Alberto Pina engenheiro do LNEC, onde é investigador e coordenador. Armando Rito, membro da Ordem dos Engenheiros, Sérgio Lopes, ex-docente da UBI e actual professor em Coimbra, e José Manuel Boavida especialista em Planeamento de Transportes e Tráfego encerraram este ciclo de conferências com o tema de Planeamento do Trânsito em Castelo Branco.
Hugo Ramos, presidente do NECUBI, explica que o objectivo deste ciclo de conferências é "trazer personalidades de engenharia civil à UBI porque é uma mais valia para o currículo. Pretendeu-se com estes três dias de formação continuar a conjugar a teoria com a prática do mundo real". O NECUBI pretende por isso criar tradição na organização destas conferências.
Nelson Pinto aluno do 2º ano de Engenharia Civil elogiou a iniciativa das conferências: "estas conferências são proveitosas, ajudam na escolha dos ramos que se faz no 4º ano e dão uma ideia acerca dos diversos ramos pelos quais podemos optar".
Terminado o Ciclo de Conferências o balanço é positivo. O auditório manteve-se cheio durante os três dias e os temas abordados foram do agrado do público. O NECUBI está satisfeito com os resultados e qualifica as conferências como "um sucesso", não só para a UBI, mas também para o núcleo.