Por Hugo Ribeiro


O Hospital dos Bonecos foi um dos locais mais concorridos

"Uma oportunidade de mostrar à comunidade as capacidades da universidade a nível científico e tecnológico e, ao mesmo tempo, dar a conhecer todas as actividades de ensino e de investigação feitas", são os objectivos da iniciativa "Dias da UBI", segundo Graça Castelo Branco, responsável pelo Gabinete de Relações Públicas da instituição.
A edição do corrente ano realizou-se nos dias 11, 12 e 13 de Março e contou com cerca de 3500 visitantes. A relações públicas da universidade refere que "tem vindo a manter-se o ritmo de crescimento regular de visitas, ao longo dos anos"
Os laboratórios das Ciências Exactas e das Ciências da Saúde, o Museu dos Lanifícios, o Cybercentro da Covilhã, o Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA) foram os espaços mais solicitados pelas escolas.
Com uma designação própria e que já conquistou lugar no calendário das actividades, os "Dias da UBI" foram organizados pela primeira vez, em 1998. Até então existiam os Dias Abertos organizados no âmbito das actividades do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Durante três dias a UBI abre as portas à comunidade em geral, recebendo "visitas de pessoas dos 7 aos 77 anos de idade". Todavia, são as escolas que mostram mais interesse em conhecer a universidade. Daí que a preparação desta actividade se inicie "em princípios de Dezembro com um primeiro contacto a informar as datas seleccionadas", afirma a relações públicas da UBI.
A divulgação da actividade processa-se através do envio de desdobráveis e cartazes para as escolas e pela colocação da informação na página web da universidade. O projecto "Dias da UBI" é assim uma forma de divulgar tudo o que se faz na Universidade da Beira Interior.


Os mais novos tiveram a oportunidade de conhecer o Ensino Superior



Medicina apresenta várias actividades

A licenciatura em Medicina abriu na UBI no ano académico 2001/2002 e desde logo conseguiu ser um dos departamentos mais solicitados pelos visitantes. O programa desta ano disponibilizava uma banca de medição de tensão arterial, um Hospital de Bonecos para os mais pequenos, uma gincana anatómica e várias visitas aos laboratórios de investigação. As actividades mais requisitadas pelas escolas foram os colóquios. A ideia era "abordar temas da actualidade acerca dos quais ainda há fortes controvérsias", afirmou Luís Taborda Barata, docente da UBI. O Departamento das Ciências da Saúde respondeu aos pedidos e organizou conferências sobre a Sida, o Cancro, a Clonagem e as alergias. A presidir a cada sessão estavam especialistas de cada uma das áreas.


Futuros psicólogos divulgam o seu trabalho



Por Elizabete Cardoso


Os Dias da UBI juntaram alunos e professores de Psicologia na demonstração de programas de avaliação e prevenção de neuropsicologia, na aplicação de provas de avaliação cognitiva e ainda na apresentação de trabalhos de Psicologia Educacional.
Para chegarem a esta fase, os alunos andaram durante meses em escolas e infantários onde colocaram em prática provas Piagetianas junto de crianças. Segundo os alunos, todo o trabalho valeu a pena porque muitos dos visitantes "saíram a compreender melhor as crianças que as rodeiam".
A afluência ao Pólo IV é menor do que no Pólo I, mas apesar disso "os projectos conseguiram chamar a atenção para muitos grupos de pessoas" afirma Rosa Afonso, docente do curso de Psicologia. O Departamento é muito recente por isso os recursos não são os ideais. "São necessários mais laboratórios, portanto esta é de algum modo uma visão improvisada do que poderíamos mostrar" lamentam os alunos.
A apresentação destes estudos tem como principal objectivo dar alguma visibilidade e demonstrar o tipo de actividades que são desenvolvidas pelos alunos do 1º e 2º anos. "Pretendeu-se mostrar um pouco daquilo que se faz em Psicologia, tanto na área da prevenção como da reabilitação", disse ao URBI uma das alunas envolvidas no projecto.
Outra iniciativa em destaque foi o balcão colocado pelo Grupo de Intervenção e Prevenção do VIH - SIDA (GIP). O GIP foi formado há cerca de um ano por alunos do 1º ano do curso de Psicologia em conjunto com o professor Henrique Pereira com o objectivo de fornecer informação sobre o VIH/SIDA e prevenir situações de risco.