O vice-reitor Luís Carrilho marcou presença na iniciativa
Lembrar a matemática
O universo dos números

O MATUBI realizou mais umas Jornadas de Matemática, que incluíram diversos eventos e a presença de várias personalidades ligadas a esta área do conhecimento.


Por Mafalda Silva


Realizou-se no passado dia 14 de Março na UBI, a sessão de abertura das VII Jornadas de Matemática (ensino) pelo MATUBI, núcleo de Matemática. Nesta sessão estiveram presentes Luís Carrilho, vice-reitor da UBI, António Bento, presidente do Departamento de Matemática, Ana Cruz, presidente da Associação Académica da UBI e Liliana Gerardo, presidente da direcção do MATUBI.
Luís Carrilho mostrou-se satisfeito com mais esta iniciativa do núcleo dizendo que, "a universidade é dos alunos, e tudo o que seja realizado pelos núcleos merece o apoio da UBI". António Bento, presidente do Departamento de Matemática, estava satisfeito com a iniciativa. "É bom saber que as jornadas não acabaram e que continuam em força", referiu o docente.
Ana Cruz, também esteve presente como forma de mostrar o seu apoio à iniciativa: "é de louvar o trabalho que tem sido feito pelo MATUBI nos últimos anos, bem como o esforço das pessoas pela luta de um objectivo", disse Ana Cruz..
Liliana Gerardo, presidente do núcleo afirmou que o MATUBI tentou "fazer algo de diferente e conseguiu. Estão todos de parabéns".
A primeira conferência intitulou-se "Fundamentos Matemáticos da Computação Gráfica", e foi apresentada por Frutuoso da Silva, docente do Departamento de Matemática.

Lugar para a cultura

O dia 15 de Março, ficou marcado pela presença de Rui Ribeiro, do Departamento de Ciências da Educação da UBI, e pela apresentação de trabalhos de alunos, com um conjunto de ideias interactivas para ensinar, na área da "Aprendizagem Cooperativa". Houve ainda tempo para a realização de um Workshop sobre a "Investigação Matemática: um percurso pessoal" baseado na tese de José Vitória do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.
Para finalizar, o Sarau Cultural, em que esteve a peça de teatro, "Alice no país da Matemática", adaptação da obra, "Alice no país dos números" de Carlo Frabetti, com a participação especial de alunos da Escola Básica Nº1 da Covilhã com o objectivo de incentivar as crianças para a matemática "brincando com os números".