Por Inês Monteiro


O trabalho de Paula Rego esteve em destaque

Apesar de ser uma conceituada pintora em toda a Europa, Paula Rego continua a ser pouco conhecida no seu próprio país. Foi esta constatação que levou o Departamento de Letras da UBI a realizar uma conferência sobre a obra desta pintora. Maria Manuel Lisboa, docente na Universidade de Cambridge, foi a oradora convidada da conferência, realizada na passada sexta feira, no Edifício das Ciências Sociais e Humanas da UBI.
A conferência foi dirigida sobretudo aos alunos que frequentam os cursos de Português/Inglês, Português/ Espanhol e Língua e Cultura Portuguesas. "Faz todo o sentido dar a conhecer a estes alunos as múltiplas formas de fazer arte que se conhecem, não só no âmbito restrito do nosso país, como igualmente no resto do mundo", referiu Maria Antonieta Garcia, presidente do Departamento de Letras para justificar esta opção.
Para além da divulgação da obra da pintora esta conferência pretendeu acordar as emoções dos estudantes, de modo a sensibilizá-los para as temáticas que Paula Rego aborda quando cria os seus quadros. A pintora portuguesa exalta nas suas telas inúmeros temas de interesse e preocupação social como a política, a Igreja, o sexo, a exploração do corpo feminino dando aqui especial ênfase à problemática questão do aborto, tema que apesar de controverso, em muito influenciou a obra da pintora.
Luísa Campos, organizadora desta conferência, sublinhou que "tudo se relaciona com o que nos rodeia. Assim, torna-se de extrema importância informar acerca daquilo que se apresenta aos nossos olhos e sentidos, de modo a podermos, aos poucos, enriquecer internamente. Ao mesmo tempo conseguimo-nos aperceber de como é possível mexer com questões sociais tão delicadas, utilizando a corrente artística".
Relativamente à questão do pouco público existente nesta conferência, Luísa Campos assume que "talvez a culpa tenha partido da organização", visto que o acontecimento foi divulgado somente aos alunos do Departamento de Letras, embora reconheça que se "tratava de uma conferência de interesse geral".