Do Castelo à Sinagoga




Belmonte











Por Catarina Rodrigues


Motivos não faltam para fazer uma visita a Belmonte. Terra onde nasceu Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil. Localizada a cerca de 20 quilómetros da cidade da Covilhã, a vila de Belmonte conheceu significativas modificações nos últimos anos.
O castelo é um dos maiores atractivos da localidade. Foi recentemente alvo de obras de recuperação por parte do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). No interior das suas muralhas foi construído um anfiteatro romano e também algumas salas de exposição. Outra das atracções deste monumento é a janela manuelina. As vistas sobre toda a zona são magníficas. O Pelourinho no centro da vila, a Igreja Matriz, a Igreja de São Tiago junto ao Castelo e o Solar dos Cabrais, são outros pontos de atracção.
Mas falar de Belmonte implica falar da Comunidade Judaica. Neste domínio a Sinagoga é também um local a assinalar no roteiro turístico. São muitos os curiosos que vão conhecer este monumento. Belmonte vai também albergar o primeiro Museu Judaico do País. Trata-se de uma estrutura que visa acolher a história e a cultura relacionada com o judaísmo constituindo assim mais um atractivo da localidade.