Divulgar a literatura infantil foi o principal objectivo da iniciativa
Exposição de livros
Crianças exploram o prazer de ler

A Escola do 1º ciclo do Ensino Básico de Santo António organizou, este fim de semana, uma exposição de livros. Durante o encontro foi apresentado o livro infantil: O Vizinho da Casa Azul.


Por Mário Ramos


Livros infantis, enciclopédias e objectos didácticos estiveram em exposição na Escola de Santo António. A iniciativa, organizada no último fim de semana, contou com uma elevada participação do público.
Margarida dos Santos Russo, coordenadora da escola, referiu que o principal objectivo desta exposição era "suscitar nos alunos o prazer de ler". Transmitiu, também, uma importante função dos livros "ao permitir juntar avós e netos à volta de uma história infantil".
O interesse pelos trabalhos escritos constituiu um objecto de análise nesta escola pelo que "os alunos já demonstram um interesse significativo pelos livros".
O encontro permitiu efectuar a apresentação do livro O Vizinho da Casa Azul, um trabalho de Vera do Vale e Francisca Oliveira. As autoras consideram importante que haja um número significativo de livros infantis ao dispor das crianças mas lamentam o seu preço excessivo, "pois afasta as pessoas da aquisição de novos trabalhos". Defendem ainda que as iniciativas realizadas pelas escolas adquirem uma especial importância, uma vez que "têm uma função essencial na divulgação da literatura. Através destas iniciativas, os pais sentem-se receptivos à aquisição de novos livros".
Hoje em dia os livros disputam o interesse das pessoas com a televisão e a Internet, mas no livro há maior proximidade. "Por mais imagens presentes na televisão, os livros são objectos mais pessoais, possíveis de folhear", dizem as escritoras.
A mostra contou ainda com um momento musical proporcionado pelas crianças da Escola de Santo António.