Paulo Fernades, vereador da autarquia fundanense, acompanhado por Pedro Ramos
Fundão
Dokfilm mostra cinema documental



NC/Urbi et Orbi


Tem início hoje terça feira, 25, o "Dokfilm- Mostra Internacional de Cinema Documental do Fundão". O festival de cinema dedicado aos filmes documentais, tem já 15 inscrições e, Pedro Ramos, da Cooperativa de Cinema Jovem (CCJ), garante que "há mais três pessoas em lista de espera". A organização desta mostra de cinema está a cargo da Câmara Municipal do Fundão e da CCJ que está também ainda a nascer.
"Super 8 Stories" é um dos escolhido para participar no desfile de filmes. Emir Kusturica retrata a vida singular da banda "No Smoking" num documentário que levanta também o véu acerca do mundo dos Balcãs. Para dar início ao festival, a organização escolheu "This is Spinal Tap", de Rob Reiner, exibido pela primeira vez em película.
Para além da mostra internacional, o Dokfilm vai ainda dar lugar a uma mostra nacional, ao "Doc in shorts" e ao "Doc Sounds", onde o cabeça de cartaz é o espectáculo "A jazzar no cinema português", de Zé Eduardo Unit, agendado para sábado, 29, no anfiteatro da Escola Secundária do Fundão. Paulo Fernandes, vereador da cultura da autarquia fundanense, considera que o Dokfilm vem "preencher uma lacuna que existe no calendário cinematigráfico regional, uma vez que, no Interior não existe um projecto consolidado e forte dentro da vertente documental".
Pedro Ramos refere que "um dos factores decisivos no sucesso" desta iniciativa prende-se com o facto de Marco Aurélio Férnandez, realizador e documentarista brasileiro, ter sido escolhido para participar. O documentarista brasileiro vai orientar o workshop de escrita de guião para documentários. Segundo o cinéfilo, esta é uma oportunidade para mostrar "a outra face do documentário". "Os filmes que vamos ter são mais experimentais e divertidos", explica.
"Wild Man Blues" é o outro filme que compõe a mostra internacional, enquanto que a mostra nacional tem para aparecer na tela filmes como "Outubro", de Graça Castanheira, "Outro País", de Sérgio Tréfaut, "Entroncamento", de Joana Figueiredo e "Romaria de Nossa Senhora da Agonia", de Marco Aurélio Fernández.
O preço dos bilhetes para as sessões de cinema, que têm lugar no Cinema Cidade Nova, no Fundão, é de três euros. Para o concerto de jazz a entrada custa cinco euros, embora os estudantes e os sócios do Cine Clube Gardunha tenham desconto. O bilhete geral para o Dokfilm custa 12 euros para o público em geral e 10 euros para estudantes e sócios do Cine Clube Gardunha, que também colaborou na organização do festival de cinema dedicado aos filmes documentais.