Por Ana Sofia Cação


A provocação do público é uma das características deste espectáculo

No dia 23, o Ciclo de Teatro trouxe à Covilhã o Grupo de Teatro da Universidade do Algarve, o Sin-Cera, com a peça "Os Organismos".
Com o público em palco, as personagens surgiam por debaixo de folhas de jornal e rodeados de tintas como se de seres estranhos se tratassem. Assustados e inquietos, as personagens tentavam comunicar com a audiência havendo uma interacção entre o público e os actores.
Esta peça explorou o movimento e o sentimento apenas com a expressão corporal. Através de jogos cénicos sem sentido definido à partida, o corpo é explorado para que seja apenas ele o único veículo de comunicação.
Este trabalho surgiu um pouco por acaso, através de uma proposta de uma associação cultural para que se fizesse um ensaio sobre artes plásticas, explica a actriz Susana Nunes.
O espectáculo resulta numa provocação do público que, mesmo com algum embaraço, responde à simplicidade desta intervenção.
Terminada a peça, o serão continuou com um recital de canto e piano. Carlos Duarte e Paulo Vaz, recriaram grandes compositores e poetas como Beethoven, Handel, Augusto de Lima e Luís de Freitas Branco.