Ministro da Saúde anuncia localização do novo hospital
Câmara contra decisão do Governo

O novo hospital da Guarda já tem o terreno escolhido. O ministro da Saúde garante que será construído junto à rotunda do Torrão. A autarca da cidade mais alta discorda e anuncia que a responsabilidade é só do Governo.

Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi

O futuro hospital da Guarda irá ser construído junto à rotunda do Torrão, numa faixa de terreno que ladeia a Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG). O anúncio foi feito por Luís Filipe Pereira, ministro da Saúde, que participava numa sessão partidária alusiva à comemoração do primeiro ano de governação do actual elenco ministerial. O membro do Governo deu a conhecer que esta foi a solução, entre as seis que tinham sido equacionadas, apontada pela comissão encarregue de efectuar o levantamento do local mais adequado para instalação da nova unidade hospitalar.
O concurso público internacional deverá ser aberto no próximo ano, prevendo-se que a construção possa começar em 2005. As obras serão financiadas por verbas do Governo e do sector privado e a futura unidade será gerida por entidades privadas, sendo de acesso livre e gratuito.
Maria do Carmo Borges, presidente da Câmara Municipal da Guarda, que há um ano tinha lançado ao Governo, o repto para a construção de um novo hospital, comprometendo-se a disponibilizar o terreno, não gostou da forma como foi dada a conhecer esta decisão. A autarca da cidade mais alta assegura que a autarquia não irá despender qualquer tipo de verbas para aquisição do terreno escolhido pelo Ministério da Saúde. "Se o Ministério anunciou como certo qual é o terreno é porque tomou a responsabilidade de adquirir o terreno", afirma a autarca.
A presidente da autarquia da Guarda, que lamenta o facto de a Câmara não ter participado na escolha, afirma que "qualquer pessoa que seja inteligente depreende que o Ministério vai comprar o terreno, caso contrário teria reunido com a Câmara e analisado detalhadamente as outras possibilidades"
De acordo com as informações divulgadas, as novas instalações vão ter o mesmo número de camas do actual Hospital, onde se pensa que venha a funcionar um serviço de cuidados continuados, em princípio com a colaboração das Misericórdias.


Hospital cria Comissão de Controlo e Infecção


O Hospital Sousa Martins enviou erradamente para a Central de Compostagem da Cova da Beira um saco branco com resíduos considerados perigosos. O saco, que continha resíduos classificados como Grupo III, aqueles que são considerados de risco biológico, devia ser encaminhado para a empresa quie periodicamente recolhe os resíduos do Hospital da Guarda.
Entretanto, e em resposta a esta situação, o Conselho de Administração do Hospital Sousa Martins, decidiu criar uma Comissão de Controlo e Infecção. Isabel Garção, directora da unidade hospitalar, afirma que só com a activação desta estrutura é possível garantir que não se irão repetir situações como a registada. O saco branco foi detectado em Julho passado pela Inspecção Geral do Ambiente.