Núcleo de Aeronáutica promove Curso de Astronomia
Ensinar a olhar o céu

Ao longo de três semanas, os inscritos vão poder aprofundar os seus conhecimentos de Astronomia. As temáticas a abordar em cada semana são inúmeras, alternando aulas teóricas e práticas.

Por Inês Monteiro


O curso de Astronomia, promovido pelo Núcleo de Engenharia Aeronáutica da UBI (AEROUBI), teve início na passada terça feira,18 e irá prolongar-se pelas duas semanas seguintes. Este curso é composto por aulas teóricas e por aulas de carácter mais prático, a iniciar sempre às 21horas, na Sede da Associação Académica da UBI.
Luís Santos e Hugo Palma são os membros do AEROUBI responsáveis pelo curso. Desde sempre foram, "grandes apaixonados pelo céu e pelas estrelas ",motivo pelo qual se dedicaram, ainda adolescentes, "a um estudo mais profundo acerca de todos os fenómenos que ocorrem no céu e no universo", referem.
Colocar as pessoas a olhar para o céu é o que os organizadores pretendem com este curso, confessando que se trata da "única beleza oferecida pela natureza que o Homem pode tentar ofuscar, mas que não consegue de modo algum esconder".
Este curso tem a particularidade de se adaptar à disponibilidade de todos os participantes porque as aulas irão decorrer sempre durante o período da noite. Ao todo serão leccionadas três horas por semana.
Sistema Solar, Mecânica Celeste, Orientação no Céu Nocturno, Cosmologia Moderna e Futuros Cósmicos, serão alguns dos temas a abordar. Os alunos irão ter a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Segundo Luís Santos, "será feita observação à vista desarmada, com binóculos e com telescópios". Todo o material a ser utilizado pertence aos responsáveis pelo curso. No final será atribuído a todos os alunos inscritos, um diploma que poderão adicionar ao currículo.