Complementar a formação
Núcleo de Informática lança desafio

O NINF oferece aos alunos da UBI a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos com cursos extra-curriculares de Inglês e Informática.

Por Sandra Carvalho


O Núcleo de Informática da UBI (NINF) está a organizar cursos de formação nas áreas das línguas e informática. Considerando que os planos de estudos de algumas licenciaturas não incluem matérias consideradas importantes, decidiu organizar cursos extra-curriculares de Linux e de Inglês. Nos passados dias 17 e 18 realizou reuniões para esclarecimento de dúvidas relacionadas com as razões que levaram à escolhas destes cursos e seu funcionamento.
Segundo Magno Rebelo, presidente do NINF, o sistema operativo Linux tem algumas vantagens em relação ao Windows, pois "para além de ser melhor em termos de qualidade e rapidez, também é gratuito". Estas foram as razões que levaram à escolha deste curso. A acção de formação, com duração de dois meses, está estruturada por módulos: o primeiro é dedicado à instalação e configuração deste sistema operativo na óptica do utilizador. O segundo módulo diz respeito ao manuseamento e configuração de redes e serviços do sistema. O terceiro e último módulo é administração de sistemas em sistema operativo Linux. Este curso será leccionado por Miguel Azevedo, aluno da UBI.
Outro curso que vai estar à disposição dos alunos é o de Inglês. Com duração de 30 horas por turno, será leccionado por um professor bilingue da escola Kid's Club. "Há uma grande necessidade por parte dos alunos em aprender Inglês porque a maior parte da biografia está em inglês e os alunos das engenharias, por exemplo, não têm nenhum contacto com as línguas na universidade," afirma Magno Rebelo.
Lúcia Inocêncio, aluna do 5º ano de Engenharia do Papel, inscreveu-se no curso de Inglês. "O curso vai ser bom para o currículo, mas também é importante para o futuro", refere Lúcia.
"O Inglês é essencial nos dias que correm, e constitui uma ponte de ligação entre os diversos povos e uma mais valia para o futuro", frisa Anabela Fonseca do 5º ano de Engenharia Textil.
No final das reuniões, durante as quais decorreram as inscrições, verificava-se uma grande procura pelo curso de Inglês. O curso de Linux teve menos procura já que apenas se verificaram inscrições dos alunos de Informática.