Por Liliana Machadinha


O número de inscrições superou as expectativas

O anfiteatro das sessões solenes da Universidade da Beira Interior recebeu, no passado dia 20, a sessão de abertura do IV Encontro Nacional de Estudantes de Economia (ENEEC).
Com organização do Núcleo de Estudantes de Economia da Universidade da Beira Interior (UBINEEC), este encontro decorreu entre quinta-feira e sábado. Segundo Miguel Espírito Santo, presidente do UBINEEC, o objectivo desta iniciativa foi promover a Universidade, o curso e a região.
Neste encontro participaram cerca de 255 alunos universitários o que, segundo Miguel Espírito Santo, superou o número de inscrições dos encontros anteriores. Para o evento chegaram estudantes de todo o País, em representação de dez universidades distintas.
Especialistas como Simão Lopes, Bastonário da Ordem dos Economistas e Pina Moura, deputado do Partido Socialista e ex-ministro da Economia marcaram presença neste encontro. O deputado socialista mostrou-se satisfeito com a organização, sublinhando o contacto entre colegas e futuros profissionais no campo da economia. Mercados Ibéricos foi um dos temas abordados. Segundo Pina Moura "a discussão sobre esta temática é importante para estabilizar as relações comerciais entre os dois países e consolidar a política externa de Portugal".
Já Tânia Vieira, estudante da Universidade de Évora do curso de Economia, considera este tipo de iniciativas "indispensáveis para o desenvolvimento do País".
Apesar "de mais uma vez a UBI marcar o seu lugar no mundo do ensino superior", diz o Presidente do UBINEEC, surgiram alguns entraves monetários. "Estavam prometidos patrocínios que foram negados mais tarde, como aconteceu com a Região Turismo da Serra da Estrela e a Câmara Municipal da Covilhã, mas não se deixou de fazer o que tinha sido planeado. Teve que se recorrer ao cash flow existente", relata Miguel Espírito Santo.