XII Jornadas
Informática para todos

Por Sandra Carvalho


Tiveram início ontem, segunda feira, 24 de Março, mais umas Jornadas de Informática organizadas pelo núcleo desta licenciatura.
A abertura solene contou com a participação do vice-reitor, Luís Carrilho que frisou a importância do acontecimento: "este tipo de eventos vai cruzar a formação pedagógica com temas que não são leccionados nas aulas". Abel Gomes, presidente do Departamento de Informática, sublinhou a necessidade da componente teórica do curso porque é na actividade profissional que se vê essa carência. "A licenciatura é apenas um alicerce para o futuro", afirma Gomes.
Ana Cruz presidente da Associação Académica da UBI e aluna do curso de Matemática/Informática também marcou presença. Na sua intervenção elogiou as Jornadas: "são importantes quer pela experiência que se adquire na realização do evento, quer nos assuntos que são apresentados".
Magno Rebelo, presidente do NINF, expôs o programa das Jornadas e frisou que o objectivo destes cinco dias é apresentar o que de mais "belo" existe na área de informática. Neste primeiro dia os alunos puderam contar com a participação de Frutuoso Silva, aluno de doutoramento na UBI, na área de Engenharia Informática e que apresentou o tema "Modelos poligonais deformáveis com resolução variável".
Hoje, terça feira, o dia vai ser preenchido por nomes como Paulo Trezentos, docente no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, reconhecido com o Prémio Milénio atribuído à sua ideia do "Linux Caixa Mágica". "Anti-análise Forense" é o tema apresentado por António Marques, docente no Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya) e por Luís Miguel Silva estudante do 2º ano de Engenharia Informática (ISPGaya).
Paulo Moura que se encontra a preparar a sua Dissertação de Doutoramento em Engenharia Informática na UBI apresenta na quarta feira 26, o tema "Streaming de vídeo na internet". "Redes neuronais na navegação de robots móveis inteligentes" é o tema apresentado por Bernardete Ribeiro professora auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.
Na mesma data José Pacheco de Carvalho, docente na UBI, traz uma inovação a estas Jornadas, uma sessão prática de "Linux e Redes". Os alunos aguardam este dia com muita expectativa como refere Magno Rebelo "a teoria é importante mas a prática é mais aliciante e isso é algo de novo que vai acontecer nas Jornadas".
"Detecção de Intrusões" é o tema apresentado por Miguel Azevedo estudante na Licenciatura de Engenharia Informática na UBI, no dia 27. As XXII Jornadas de Informática terminam com o tema "Recuperação de Informação na Web", apresentado por Paulo Quaresma, professor associado da Universidade de Évora.
Magno Rebelo afirma: "temos um programa recheado de coisas úteis, pratos fortes na nossa actividade futura", pelo que considera que estas Jornadas têm tudo para ser um verdadeiro sucesso.