O Clube de Holografia da Escola Campos Melo é o impulsionador do encontro
Encontro de Jovens Investigadores
Invenções de pequenos cientistas

A Covilhã vai acolher alunos provenientes de várias escolas do País, da Guiné-Bissau e de S. Tomé e Príncipe. O objectivo é promover o intercâmbio de experiências e apresentar projectos desenvolvidos por jovens investigadores.


Por Mário Ramos


Gustavo Antunes, da Associação Juvenil de Ciência (AJC) e representantes do Clube de Holografia da Escola Secundária Campos Melo, apresentaram as iniciativas do 9º Encontro de Jovens Investigadores que se realiza entre os dias 12 e 16 de Abril na Covilhã. Do programa consta uma Feira de Ciência, apenas aberta ao público no dia 15, onde todos os alunos podem apresentar os trabalhos realizados ao longo do ano.
Dado o elevado número de participantes, organização vai dividir os jovens investigadores em grupos de trabalho para que todos possam utilizar os meios disponibilizados em temas como a fotografia, geologia e informática.
O programa inclui ainda a realização de conferências e debates com a presença de vários nomes de destaque da área científica como Mariano Gago, Carvalho Rodrigues, Jaime Carvalho e Silva.
Para além das conferências e dos trabalhos, está ainda prevista uma visita à UBI, uma recepção na Câmara Municipal da Covilhã e uma viagem ao Parque Natural da Serra da Estrela.
A organização espera acolher cerca de 80 jovens investigadores com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Os participantes, provenientes de clubes de ciência de várias escolas do País, de S. Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, esperam criar um espaço aberto à criatividade, crítica e intercâmbio de ideias. O objectivo do encontro consiste em mostrar projectos desenvolvidos por jovens investigadores e promover o aparecimento de novos Clubes e Círculos de Ciência. Esta iniciativa possui o apoio de diversas instituições, nomeadamente, da UBI, Câmara Municipal da Covilhã, Instituto Português da Juventude entre outras.
As actividades realizar-se-ão na Escola Secundária Campos Melo, na UBI e na Pousada da Juventude das Penhas da Saúde. No penúltimo dia, está prevista a entrega de prémios para os melhores trabalhos.