NC/Urbi et Orbi


O Clube Escape Livre volta à estrada com mais um raid

Castelo Rodrigo é nome de aldeia histórica, mas é também o nome de um dos melhores vinhos da Adega de Figueira. Passear nas calçadas antigas da aldeia medieval e apreciar os melhores vinhos da Adega faz parte da "operação" que o Escape Livre propõe para o fim-de-semana de 4 a 6 de Abril e já aceite por quase 200 pessoas, utilizando mais de 50 viaturas com tracção às quatro rodas. "Admirar a paisagem do alto da Marofa, saborear a tradicional gastronomia beirã e visitar outros monumentos históricos" são os pretextos avançados pelo Clube Escape Livre para a organização da prova.
A recepção a toda a caravana de participantes terá lugar em Figueira de Castelo Rodrigo a partir das 17 horas de sexta feira,4 de Abril. À noite, o "Trial Elf" promete as primeiras emoções numa pista de todo o terreno.
A grande etapa de sábado de manhã (Percurso DOC Castelo Rodrigo) desce de Figueira até Barca d'Alva entre amendoeiras e oliveiras para subir ao longo do Rio Douro e depois do Rio Côa até às povoações de Algodres e Penha D'Águia. O itinerário prossegue da parte da tarde (Percurso Frei Bernardo) agora com uma tónica mais histórica: Convento de Sta. Maria de Aguiar, Castelo Rodrigo, Torre d'Aguiar e Museu de Escalhão, são algumas das paragens previstas. À noite o jantar é oferecido pela Adega Cooperativa de Figueira e terá lugar nas suas instalações.
A manhã de domingo, 6, (Percurso Marofa) desenvolve-se essencialmente na Serrada Marofa com paisagens e dificuldades que, acreditam os responsáveis, "vão surpreender. Nomeadamente, o 'carrossel', composto de 10 corta-fogos de tirar a respiração".