Desporto da UBI
Março palco de emoções

A secção desportiva da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) tem estado muito activa neste último mês com muitos torneios de apuramento. Embora o importante seja a divulgação da academia e um espírito de confraternização, já foram conseguidas boas classificações.

Por Paulo Galhardo


No âmbito da prestação em vários torneios de apuramento organizados pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), as equipas representantes da Associação Académica da Beira Interior (AAUBI) têm disputado com as outras academias os lugares que dão acesso ao Campeonato Nacional Universitário (CNU).
A primeira equipa a entrar em competição foi a do Basquetebol Feminino no dia 10 de Março em Aveiro, contudo não conseguiram o apuramento. Já na passada semana, dias 27 e 28 a equipa conquistou um quarto lugar, tendo sido a anfitriã do III Torneio.
A equipa masculina de Basquetebol da UBI continua em busca do apuramento, algo que não conseguiu no II Torneio que decorreu a 19 e 20 de Março no seu pavilhão.
Dia 12 em Aveiro, a AAUBI disputou o III Open de Badminton e o III Open de Xadrez. No Badminton não foram além de um oitavo lugar de António Mendes, mais os atletas colocados no 9º (Marco Cadima), 12º (Rui Sousa), 13º (Paulo Santo)e 22º (Agostinho Dinis).
No Xadrez a academia teve uma boa participação com Dora Leal num quarto lugar (João Portal 13º, Romeu Afonso 15º, Francisco Silva 17º, Francisco Leal 19º, Daniel Belinha 20º, Romeu Vitória 21º, Hugo Antunes 25º).
A Covilhã foi palco nos dias 13 e 14 do II Torneio de Apuramento do Voleibol Masculino e Feminino, mas as nossa equipas não conseguiram passar a primeira fase.
O II torneio de Futsal em Idanha-a-Nova realizou-se a 17 e 18 de Março, tendo a formação da UBI sido eliminada na primeira etapa.
A 18 de Março em Aveiro disputou-se o II Open de Ténis de Mesa, dos seis elementos da equipa masculina da AAUBI só Michal Domagala passou à segunda fase, tendo mesmo atingido a final onde não conseguiu repetir o êxito do I Open. A prestação feminina ficou ao cargo de Telma Dias (3ª), Paula Alves (4ª), Graciete Cardoso (5ª), Andrea Ferreira (6ª).
Na I Prova de Voleibol de Praia que decorreu na Praia da Rocha a 21 e 22, as duplas Pedro Cardoso- Gabriel Mendes e João Fialho- João Caldeira, não conseguiram o apuramento para as meias-finais. O mesmo sucedeu com Sandra Oliveira- Inês Amaral, contudo Verónica Fernandes- Rosa Correia alcançaram o terceiro lugar e Carla e Cláudia Presa foram as vencedoras da Prova, justificando a expectativa gerada em sua volta.
Hoje, dia 1 de Abril disputa-se em Aveiro o III Torneio de Voleibol.
Nos próximos dias 3 e 4 de Abril regressam à Covilhã as competições, desta vez para o III Torneio de Futsal Feminino. Estão também a decorrer os últimos preparativos para um Torneio Quadrangular de Hóquei em Patins organizado pela Associação Académica, contando com a participação das equipas das academias da Universidade da Beira Interior, Minho, Aveiro e Instituto Politécnico de Leiria.