As freguesias salientam que a nova via pode facilitar o acesso à Serra da Estrela
Ligação à A23
Freguesias "esquecidas" avançam para variante

Uma nova variante de 10 quilómetros, a partir do nó da Benesepera da A23, poderá surgir no distrito da Guarda, A ideia está em estudo e os contactos com o Ministério das Obras Públicas vão iniciar-se .


João Alves
NC/Urbi et Orbi


Uma nova variante, com extensão de 10 quilómetros, pode vir a surgir a partir do nó da Benespera da A23. Foi esta a ideia que esteve a ser discutida na passada sexta feira, 21, em Gonçalo, num encontro realizado pela Associação de Desenvolvimento das Freguesias da Zona Sul do Concelho da Guarda, e que juntou os autarcas da Guarda e Manteigas, para além de representantes das juntas.
A Associação, que congrega as freguesias de Aldeia do Bispo, Benespera, Famalicão, Gonçalo, Ramela, Seixo Amarelo, Valhelhas e Vela, considera que este foi o primeiro passo para a criação de uma via estruturante que irá beneficiar todas estas localidades. Pedro Pires, presidente da Associação, refere que na erunião, já foi definido o traçado, que terá um perfil de estrada nacional e terá um custo de cerca de dois milhões e 500 mil euros. Segundo este responsável, a via será comparticipada pela Ministério das Obras Públicas e pelas autarquias da Guarda e Manteigas.
"É uma estrada que aproximaria os dois concelhos. Para além disso, Manteigas tem muito a ganhar, pois seria o primeiro nó de saída para a Serra da Estrela. Para a freguesia a que presido, Gonçalo, seria um passo decisivo para relançar a economia local, nomeadamente a cestaria" explica Pedro Pires.
Agora, a Câmara da Guarda vai proceder ao levantamento dos terrenos a expropriar e a autarquia de Manteigas vai desenvolver contactos de modo a marcar uma audiência com o secretário de Estado das Obras Públicas, Vieira de Castro. Para Pedro Pires, o investimento nesta estrada "não é nada para o Orçamento de Estado" e a A23, sem "uma rede viária paralela utilitária, não há possibilidade de fazermos nada. Ficamos isolados e esquecidos. Tenho esperança que vamos conseguir".