Autarquia de Seia e Hidrocenel assinam protocolo
Museu da electricidade até final do ano


A Câmara de Seia e a Hidrocenel- Energia do Centro, assinaram na passada sexta feira, 21, um acordo que prevê a cedência da Central Hidroeléctrica da Senhora do Desterro à autarquia. O objectivo é a criação de um Museu da electricidade.

NC/Urbi et Orbi


A Câmara Municipal de Seia e a Hidrocenel - Energia do Centro S.A., empresa do grupo EDP, rubricaram na passada sexta feira, 21, o protocolo de cooperação que visa a criação do Museu Natural da Electricidade. O equipamento museológico será instalado na Central Hidroeléctrica da Senhora do Desterro, na vertente poente do Parque Natural da Serra da Estrela, espaço que a Hidrocenel se compromete a ceder, por um período de dez anos, renováveis por períodos de cinco anos. A autarquia senense chama a si a elaboração do projecto museológico, a adaptação do edifício, o recrutamento e pagamento do pessoal e demais diligências necessárias ao normal funcionamento do equipamento.
A Hidrocenel facultará ainda os elementos técnicos possíveis do seu arquivo, relativos ao Sistema Electroprodutor da Serra da Estrela, para serem expostos ou utilizados no âmbito das actividades do museu.
O objectivo deste novo equipamento cultural é, segundo Eduardo Brito, presidente da Câmara Municipal de Seia, "dar a conhecer o passado, o presente e o futuro da produção de electricidade no Sistema Hidroeléctrico da Serra da Estrela, divulgando o património tecnológico, natural, social e cultural que lhe está associado".
O autarca frisou que o espaço deverá constituir uma referência da região da Serra da Estrela e do concelho de Seia, em particular, devendo entrar em funcionamento até ao final do corrente ano. Para já, deverão ser constituídas as Comissões Instaladora e Executiva do Museu, nas quais ambas as partes estarão representadas e concretizadas algumas intervenções pontuais no edifício.
A inauguração desta Central Hidroelectrica remonta ao ano de 1909, fazendo com que Seia fosse das primeiras localidades do país a ser iluminada a luz electrica.