O espectáculo mistura música, poesia e contos populares
Reinventar a tradição
Chamar o gado

A tradicional forma de chamar as cabras e as ovelhas foi adaptada, por Américo Rodrigues, à música, à poesia e aos contos populares. "Chamamento" é o resultado desta adaptação que preencheu uma noite do Festival Internacional de Música Étnica.


Por Andreia Reis


"A base do espectáculo consiste nas várias formas de chamar o gado", diz Américo Rodrigues, referindo-se a "Chamamento". Este espectáculo de música, poesia, assobios, gritos e contos populares animou a noite de sexta feira, 4, no anfiteatro do pólo I na UBI.
A vida no campo e a ruralidade estiveram patentes em todo o espectáculo. O autor optou por abordar o tema dos gritos e das formas que os pastores encontravam para chamar o gado. O sucesso do espectáculo passa, então, pelo acompanhamento de Américo Rodrigues a dois pastores para aprender como eles dirigiam as suas cabras e ovelhas. A intenção "é fazer um trabalho de reinvenção e de criação a partir do que é tradicional".
Associar estas tradições a um mau-olhado, a superstições e "à força do vento", foi também o que as pessoas tiveram oportunidade de ver. "O espectáculo está relacionado com tudo o que se refira ao imaginário dos pastores", diz o autor.
A actuação contou com uma presença especial. Júlia Fonseca tem 76 anos e toda a sua vida foi cantadeira popular. Subiu ao palco para cantar quatro canções e encantou o público presente. O autor sublinha que "fazia todo o sentido que houvesse uma voz feminina que cantasse bem". Acrescenta ainda que Júlia Fonseca "é a melhor cantora de toda a região".
Artur Fernandes na concertina e Bit Ócas na percussão ajudaram a dar um "chamamento" especial à actuação. "O espectáculo poético-musical" que demorou cerca de uma semana a preparar, já foi apresentado na Guarda e em algumas aldeias da região onde no final "termina tudo a dançar e com um grande divertimento", refere Américo Rodrigues.
José Miguel, estudante de Língua e Cultura Portuguesa na UBI, assistiu pela primeira vez a um espectáculo de Américo Rodrigues e gostou. Apesar do público presente não ser muito, o aluno sustenta que "a intensidade e o sentido da peça foi fenomenal". "Chamamento" terminou com Júlia Fonseca no palco a interpretar a sua quinta cantiga da noite.