Dias Rocha
Empresa Municipal de Turismo
Dias Rocha não confirma convite

Apesar de ser o nome mais falado na cidade, António Dias Rocha não confirma o convite de Manuel Frexes para liderar a nova empresa municipal de turismo. Porém, "só falarem no meu nome é uma honra".


João Alves
NC/Urbi et Orbi


António Dias Rocha, ex-presidente da Águas do Zêzere e Côa, é no Fundão o nome mais falado para liderar a nova empresa municipal de turismo que já foi aprovada pela autarquia fundanense. Apesar dos comentários que se têm feito, Rocha não confirma o convite, mas sempre diz prezar muito "o meu amigo Manuel Frexes, que enquanto ocupou cargos governativos deu a Belmonte (local onde Rocha foi autarca) o privilégio das comemorações do Dia Mundial da Música".
António Dias Rocha, sempre salientando que não houve convite algum, sempre afirma que a amizade que tem com o presidente da Câmara do Fundão faria com que fosse "incapaz de dizer não a um desafio de Manuel Frexes". E adianta que, "se falaram no meu nome, é uma honra para mim. Estou habituado a desafios, mas sobre este assunto não vou dizer mais nada". O NC tentou, até ao fecho da edição, saber junto do autarca fundanense, Manuel Frexes, se ouve ou não convite para o cargo. Porém, do gabinete do presidente a resposta foi de que Frexes não iria comentar o assunto.
A FTM- Fundão Turismo Municipal é a nova empresa criada pela autarquia e aprovada pelo executivo, por unanimidade, a 13 de Fevereiro. O objectivo de Manuel Frexes é tornar o Fundão como um destino turístico durante todo o ano, já que o autarca considera o turismo um dos vectores mais importantes para o desenvolvimento da região. Recorde-se que Frexes, ao longo do seu mandato, tem criticado o papel da Região de Turismo da Serra da Estrela, que acusa de nunca "ter beneficiado o Fundão". Frexes considera que uma vantagem da empresa é a candidatura a fundos a que a Câmara não tem acesso. O capital social da empresa rondará o milhão e meio de euros, para realizar em três anos. Muito brevemente, segundo a autarquia, a empresa entra em funcionamento.