No interior das

muralhas,

uma vila museu







Óbidos



Por Catarina Rodrigues



A chegada a Óbidos promete desde logo muitas surpresas. O interior das imponentes muralhas reserva uma vila medieval com ruas estreitas e labirínticas onde às casas coloridas se juntam as flores nas janelas e canteiros. Os turistas são uma presença constante. Talvez por isso não faltem pequenas lojas e pousadas que convidam a uma estadia mais prolongada.
O Castelo merece uma visita obrigatória. Mantém-se em perfeito estado de conservação e é considerado Monumento Nacional. Dele avista-se uma bela paisagem que se prolonga até à orla marítima. A Igreja da Misericórdia, a Igreja de Santa Maria e o Museu Municipal são também locais a não perder. Mas a própria vila constitui um verdadeiro museu, através do qual é possível descobrir muitos traços do passado.
A gastronomia de Óbidos caracteriza-se pela abundância de peixes e mariscos, devido à proximidade com o mar. Mas o destaque vai também para o ensopado de cabrito e de borrego e para as trouxas de ovos na área dos doces. A ginjinha é a bebida típica da localidade e os bares fazem questão de assinalar a sua, como a melhor. Os bordados e as pinturas sobre azulejos ou cerâmica constituem o artesanato tradicional da vila.
O concelho de Óbidos situa-se a cerca de cinco quilómetros das Caldas da Rainha e faz parte do distrito de Leiria. Caracteriza-se pelas boas acessibilidades uma vez que a auto-estrada entre Lisboa e Leiria (A8) passa mesmo ao lado. Falar desta vila implica falar da Lagoa de Óbidos que possibilita a prática de vários desportos náuticos como canoagem, vela e windsurf.