Por Daniel Sousa e Silva


Mariano Gago foi um dos visitantes da Feira da Ciência

"Para além de ser um encontro científico, este evento tem como um dos pontos mais importantes a realização da Feira da Ciência", conta Gustavo Paiva, membro da Associação Juvenil da Ciência (ACJ) e da organização do 9º Encontro de Jovens Investigadores. A feira decorreu na tarde de domingo, dia 13, na Escola Secundária Campos Melo, da Covilhã, com a participação de dez escolas de Norte a Sul do País.
O projecto "ETAR: Solução ou Problema?", da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, de Aveiro, é um dos participantes na feira. Cláudia Rosado, uma das três alunas envolvidas no projecto, explica que "se trata de um estudo elaborado através da comparação das várias estações de tratamento de águas residuais da região de Aveiro". Este projecto já ficou em segundo lugar no Concurso Nacional de Ciência e Tecnologia e vai representar o nosso País numa Feira Internacional de Ciência e Tecnologia que se vai realizar nos Estados Unidos da América.
Ana Geraldes, da Escola Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, é uma das alunas responsáveis pelo projecto "Visualização de figuras de Lissajous num sistema de baixo custo", baseado no reaproveitamento de materiais. A participação da sua escola "partiu da sugestão do professor de Física".
"RX3 - Aeronave teleguiada de vigilância aérea" é o projecto da Escola Secundária de Vila Real de Santo António. Ricardo Salas, o aluno autor da ideia, considera "viável o desenvolvimento desta aeronave de baixo custo, com muitos usos possíveis, como a vigilância no marítima, no trânsito, nas florestas ou, até mesmo, para espionagem".
As escolas participantes no encontro são oriundas de todos pontos do País, desde Braga a Vila Real de Santo António, e apresentaram 17 projectos de diversas áreas da ciência, como a Física, a Química e a Biologia.
O visitante mais ilustre da Feira da Ciência foi Mariano Gago, antigo ministro da Ciência e Tecnologia. O político afirmou que "este tipo de iniciativas são muito importantes para desenvolver a ciência em Portugal, porque é desde cedo que se deve criar o espírito de desenvolvimento científico".
A feira da Ciência "é também um concurso", refere Gustavo Paiva. Um júri, constituído por professores de várias escolas e membros do ACJ, vai avaliar, em pormenor, os projectos. Hoje à noite, terça feira, vão ser entregues prémios aos melhores trabalhos.
Antes da Covilhã, Lagos, Santa Comba Dão e Vila Real foram alguns dos locais onde se realizaram edições anteriores deste Encontro de Jovens Investigadores. A escolha destes locais está relacionada com um dos objectivos da Associação Juvenil da Ciência que é "dinamizar as zonas do País mais carenciadas de eventos deste género" diz Gustavo Paiva.
A feira foi "um sucesso", refere Isabel Fael, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Campos Melo, instituição que acolheu a iniciativa. A adesão foi tal que o espaço cedido pela escola acabou por ser diminuto para acolher todos os participantes e visitantes.