As provas finais começam hoje, terça feira
Provas de selecção concluídas
Melhores instrumentistas de arco a concurso


Até à próxima quinta feira, instrumentistas de arco de todo o mundo prestam provas na Covilhã. A qualidade dos jovens músicos tem agradado aos membros do júri.


Por Catarina Rodrigues


Os participantes da quarta edição do Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona já prestaram provas de selecção. O Teatro Cine acolhe desde a passada sexta feira, 11, jovens músicos de todo o mundo que dão seu melhor para marcar presença nas provas finais que se realizam hoje e amanhã.
O maestro Campos Costa, membro da Delegação da Covilhã da Juventude Musical Portuguesa, entidade organizadora do evento, sublinha que o nível dos concorrentes é "altíssimo" e acrescenta que o júri presidido pelo maestro Ivo Cruz teve "grandes dificuldades em decidir". Blai Soler, um dos membros do júri, é espanhol e foi o vencedor da primeira edição do concurso na modalidade de violino. Agora está no papel inverso, o de avaliar os concorrentes e considera que "o nível dos músicos é realmente alto", acrescentando que "tem melhorado de ano para ano".
Das 99 inscrições recebidas para o concurso, foram seleccionados 60 participantes, mas alguns acabaram por não comparecer às provas. De qualquer modo estão presentes na iniciativa, representantes de 20 países de todo o mundo, como Brasil, França, Holanda, Inglaterra, Roménia e Japão. Os jovens concorrem em três modalidades: violino, violoncelo, classe A e B, e contrabaixo, somente com classe A. Os três primeiros classificados da categoria A ganham um prémio no valor de dois mil e 500 euros, na categoria B o primeiro prémio é de mil euros.
Dos covilhanenses a concurso destaque para o músico Bruno Borralhinho, que foi recentemente seleccionado para integrar a Deutsches Symphonie Orchester de Berlim, uma das mais importantes orquestras de formação clássica. No concurso Júlio Cardona o jovem já foi seleccionado para as provas finais.
Para além de composições de Mozart, Beethoven, Bach, entre outras, há peças obrigatórias de autores portugueses como a sonata para violino do covilhanense Ernesto de Campos Mello e Castro.

"Teatro Cine tem óptimas condições acústicas"

O Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona está orçado em 60 mil euros e realiza-se pela primeira vez no Teatro Cine. Nas edições anteriores teve lugar na Universidade da Beira Interior. Campos Costa explica que esta alteração se deve unicamente a razões logísticas que têm a ver com o piano". O maestro mostra-se no entanto satisfeito com a sala "que tem óptimas condições acústicas".
O dia de encerramento do concurso está marcado para a próxima quinta feira, 17. Às 15 horas irá decorrer um a tertúlia sobre "A problemática das Orquestras Regionais Portuguesas" com a presença de maestros como António Vitorino de Almeida, Ivo Cruz, António Costa e José Ferreira Lobo e com a participação do público. Para a noite está reservada a entrega de prémios, um recital a cargo dos laureados e um concerto da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco com a participação especial do violinista espanhol Blai Soler, vencedor da primeira edição do concurso Júlio Cardona. A entrada é livre.