Criação de mais postos de trabalho é objectivo
CACE abre pólos no Fundão e em Gouveia

Com uma área de abrangência de 24 concelhos, o CACE pretende abrir pólos no Fundão e em Gouveia com o objectivo de fomentar o aparecimento de novas empresas.

NC/Urbi et Orbi


Ajudar a formar pequenos empreendedores, num ambiente de partilha de experiências de sucesso e fracasso é o objectivo do Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE) da Beira Interior. Sediado em Seia, tem como aposta a abertura de dois pólos, um em Gouveia outro no Fundão. A escolha destas localidades é explicada por António Andrade, director do CACE, pelo índice elevado de população, as potencialidades locais e as dificuldades do sector têxtil que têm levado muita gente para o desemprego.
António Andrade refere que o projecto tem como finalidade fomentar o aparecimento de novas empresas e criar mais postos de trabalho na região. O CACE é uma unidade orgânica do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e abrange 24 concelhos dos distritos de Castelo Branco e Guarda e, segundo o director, desde Janeiro têm sido muitas as pessoas que já se dirigiram ao Centro com a intenção de abrirem o seu próprio negócio.
Outro dos objectivos de António Andrade é promover todas as semanas uma reunião com um presidente de câmara de forma a apoiar ideias e projectos para que as pessoas se possam localizar no Interior. O director do CACE garante que a ideia é também garantir uma maior abertura em relação aos concelhos que estejam mais afastados de Seia.
Com um posto de atendimento não permanente em Figueira de Castelo Rodrigo, o CACE pretende alargar a sua actuação. Como tal, está já a decorrer o apoio a um projecto turístico em Seia.