Comemorações do 25 de Abril
Mota Amaral debate democracia e liberdade

As comemorações do 25 de Abril são este ano centradas na Vila do Carvalho. Conferências, feiras tradicionais e desporto marcam o programa que se prolonga até ao dia 11 de Maio.


João Mota Amaral, presidente da Assembleia da República está hoje, terça feira,22 na Covilhã como conferencista convidado para debater o tema "25 de Abril: Democracia e Liberdade". A iniciativa integra-se no ciclo de conferências "Século XXI Perspectivas" e dá início às comemorações do Dia da Liberdade.
Amanhã, quarta feira, 23, dia Mundial do Livro será lançada a obra "História Urbana em Postais e Fotografias da Freguesia de Santa Maria" de António Garcia Borges. No mesmo dia tem lugar a abertura oficial da IX Feira de Artesanato na Praça do Município.
Marco Paulo é o artista convidado para actuar na noite de 24 de Abril no pavilhão polidesportivo da Vila do Carvalho, onde este ano se centram as comemorações do dia da Liberdade. No dia 25 e no mesmo local terá lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal pelas 11 horas da manhã. À cerimónia segue-se a inauguração da sede da Junta de Freguesia e um almoço aberto à população. Na mesma data, mas à tarde o Complexo Desportivo recebe as Provas do Agrupamento das Beiras.
A 26 de Abril realiza-se na Praça do Município a feira "O Rural e o Tradicional" com a participação dos ranchos Federados do concelho e de várias regiões do País. A iniciativa pretende recriar as feiras que se faziam na cidade há cerca de cem anos atrás.
No dia 2 de Maio o pavilhão da ANIL acolhe uma conferência subordinada ao tema "O atletismo português e a alta competição" por Mário Moniz Pereira e no dia seguinte realiza-se o I Meeting Internacional Cidade da Covilhã com a participação de algumas das principais estrelas do atletismo nacional [ver notícia]. Para os dias 10 e 11 está agendada a primeira Feira de Trocas da cidade.