Segundo Adelino Pais Fernandes a maior barreira que existe não é a arquitectónica, mas sim "o preconceito"
APD comemora Ano Europeu dos Deficientes
Falta de dinheiro pode limitar actividades

No ano em que se comemora o Ano Europeu do Deficiente, algumas actividades podem não se realizar no distrito. Falta dinheiro.


Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


As dificuldades financeiras podem levar ao cancelamento de algumas das actividades que a Delegação distrital da Associação Portuguesa de Deficientes tem programadas para este ano. Adelino Pais Fernandes, presidente da Delegação de Castelo Branco, com sede na Covilhã, admite que a actual situação de crise se pode reflectir no calendário da instituição, até porque, revela, "nem sequer o subsídio anual do Governo, que é atribuído em Janeiro, cá chegou". O dirigente afirma que actualmente a Delegação "anda a contar os tostões", e espera "assinar um protocolo atípico com a Segurança Social para ajudar à sobrevivência da instituição".
Ainda assim, o responsável adianta um esboço daquilo que poderão ser as actividades para o resto do ano. Assim, e depois do lançamento do número zero da publicação "Deficiência", a Delegação prepara já o número 1. A edição tem publicação agendada para 15 de Junho e vai fazer um apanhado do estado das acessibilidades nas principais artérias do distrito. Entre 8 e 11 de Maio vai decorrer uma caravana de sensibilização por todas as sedes de concelho. Uma campanha que se vai prolongar durante a Covifeira, explica Pais Fernandes, "porque a maior barreira não é a arquitectónica, mas o preconceito que ainda existe".
No âmbito do desporto, está prevista uma corrida de cadeira de rodas. Um evento sem data ainda definida, mas que deverá decorrer no Fundão, antecipando um simulacro de acessibilidades.
A 28 de Junho realiza-se aquela que a Delegação considera ser o seu maior evento: o Piquenicão em Valhelhas. Uma iniciativa que em 2002 decorreu em Setembro com caracter Nacional e que os responsáveis querem internacionalizar. Para o efeito já foram enviados convites a associações espanholas.
Numa altura em que arrancaram no distrito as comemorações do Ano Europeu do Deficiente, Adelino Pais Fernandes volta a reclamar melhorias no que respeita às acessibilidades e só tem um desejo: "Que os responsáveis políticos tirem um pouco do seu tempo para pensar que um dia também podem vir a ser deficientes".