Por Catarina Rodrigues



Segundo Cármelo de Los Santos, o concurso Júlio Cardona está entre os mais importantes da Europa

O brasileiro Cármelo de Los Santos foi o vencedor do prémio Júlio Cardona. A concorrer na modalidade de violino, classe A, o jovem músico arrecadou o prémio atribuído pela Universidade da Beira Interior, no valor de dois mil e 500 euros. O violinista foi ainda distinguido como o melhor intérprete da peça obrigatória. O músico afirmou-se "surpreendido" por ter ganho dado "o alto nível dos outros concorrentes".
Bruno Borralhinho e Miguel Fernandes foram considerados os melhores intérpretes da Covilhã na categoria violoncelo, classe A e B, respectivamente. Borralhinho mereceu ainda uma distinção especial do júri e Miguel Fernandes uma menção honrosa. Destaque ainda para Francisco Fullana, de Espanha, que com apenas 12 anos venceu o primeiro prémio de violino classe B em ex-aequo com Alvarbruckner, da Arménia, e foi considerado o melhor intérprete da peça obrigatória na mesma categoria.
O 4º Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona terminou na passada quinta feira, 17 com a entrega de prémios, um concerto da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco e com um recital a cargo dos laureados. A cerimónia contou com a presença de Pedro Roseta, ministro da Cultura.
Ivo Cruz, presidente do júri do concurso considera que "esta quarta edição foi a melhor de sempre" e acrescenta que "foi muito difícil escolher os vencedores". O maestro defende ainda um maior contacto com os centros culturais europeus e mundiais para que o número de inscrições aumente".
A quarta edição do único concurso de instrumentos de arco existente em Portugal contou com 99 inscrições e 60 participantes de 20 países de todo o mundo.

Concurso de Piano em 2004

Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã agradeceu o trabalho desenvolvido pelo maestro Campos Costa, membro da Delegação da Covilhã da Juventude Musical Portuguesa, entidade organizadora do evento. O autarca acabou por desafiar o maestro a retomar o concurso de piano da cidade.
Campos Costa aceitou a proposta com entusiasmo na tentativa de repor o concurso que o próprio criou em 1970 e que por "várias vicissitudes" tem estado inactivo. Segundo o maestro "o concurso de piano pode ser intercalado com o de instrumentos de arco que se realiza de dois em dois anos", ou seja terá lugar já em 2004.
A quarta edição do Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona custou 60 mil euros. Trinta mil são suportados pelo Instituto Português das Artes e Espectáculos, uma entidade a cargo do Ministério da Cultura. A organização ainda não recebeu este montante, mas Campos Costa está confiante que isso aconteça rapidamente. A Câmara da Covilhã contribuiu com cinco mil euros, o piano e com a logística envolvente.





O violinista brasileiro já conta com vários prémios no seu currículo



Perfil do vencedor



Cármelo de Los Santos, nasceu na cidade de Porto Alegre no Brasil. Aos 26 anos de idade conta já com vários prémios no seu currículo. Foi o vencedor do "VII Prémio Eldorado de Música", em São Paulo e do "I Concurso Nacional Talentos Rádio MEC", no Rio de Janeiro. Recentemente foi premiado com o primeiro lugar num concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música, nos Estados Unidos, onde vive actualmente.
O violinista veio pela primeira vez à Covilhã para participar no Concurso Júlio Cardona que considera "já estar afirmado entre os mais importantes da Europa". Conheceu a iniciativa através da sua irmã Lisiane de Los Santos que na edição anterior do concurso, realizada em 2001, conseguiu o segundo lugar na classe A de violoncelo.
Cármelo de Los Santos afirma que "concurso que se ganha não se repete" por isso talvez volte no futuro, mas como membro do júri e não como concorrente.



Classificação



Violino
Classe A
1º Prémio (Júlio Cardona)- Cármelo de Los Santos (Brasil)
2º Prémio - Jolente de Maeyer (Bélgica)
Distinção especial do júri- Zohrab Tatevosyan (Arménia) e Voronine Vassili (Rússia)
Menção Honrosa- Irene Echeveste (Espanha)

Classe B
1º Prémio- Francisco Fullana (Espanha) e Alvarbruckner (Espanha) em ex-aequo
2º Prémio- não foi atribuído
Menção Honrosa- Miguel Figueiredo (Portugal)

Violoncelo
Classe A
1º Prémio- Pavel Gomziakov (Rússia)
2º Prémio- Teresa Valente Pereira (Portugal)
Distinção especial do júri- Bruno Borralhinho (Portugal)
Menção Honrosa- Hrant Yeranosyan (Arménia)

Classe B
1º Prémio- não foi atribuído
2º Prémio- Ana Llorens Martín (Espanha)
Menção Honrosa- Miguel Fernandes (Portugal)

Contrabaixo
1º Prémio- Tiago Pinto Ribeiro (Portugal)
2º Prémio- Choul-Won-Pyun (Alemanha)


Melhor intérprete da Covilhã
Violoncelo (classe A)- Bruno Borralhinho
Violoncelo (classe B)- Miguel Fernandes

Melhor intérprete da peça obrigatória
Violino (classe A)- Cármelo de Los Santos (Brasil)
Violino (classe B)- Francisco Fullana (Espanha)
Violoncelo (classe A)- Marco Pereira (Portugal)
Violoncelo (classe B)- não foi atribuído
Contrabaixo- Tiago Pinto Ribeiro (Portugal)

Prémio do público- Teresa Valente Pereira (Portugal)

Prémio especial do júri
Violino (classe A)- Irene Echeveste (Espanha)
Violoncelo (classe A)- Hrant Yeranosyan (Arménia)