Carlos Pinto (à esquerda) e o maestro José Ferreira Lobo
"La Traviata" e "Don Pasquale"
Ópera regressa à Covilhã

A autarquia covilhanense e a Fundação Cupertino de Miranda estabeleceram um protocolo. O objectivo é a realização de espectáculos culturais conjuntos ao longo do ano.


Por Catarina Rodrigues


"La Traviata" de Verdi sobe ao palco do Teatro Cine da Covilhã, nos próximos dias 30 e 31 de Maio. Um espectáculo que surge na sequência do protocolo estabelecido entre a autarquia covilhanense e a Fundação Cupertino de Miranda (FCM), de Famalicão, entidade que apoia a Orquestra do Norte. A FCM traz ainda à cidade a ópera "Don Pasquale" de Donizetti, nos dias 21 e 22 de Novembro.
O protocolo assinado entre as duas entidades visa ainda a realização de concertos didáctico-pedagógicos pela Orquestra do Norte. José Ferreira Lobo é maestro titular e director musical da orquestra desde a sua fundação, em 1992. O responsável explica que "este tipo de concertos se destina sobretudo ao público escolar porque é nessa fase que devem ser criados os hábitos culturais". Os concertos didáctico-pedagógicos estão marcados para os dias 17 de Outubro e 3 de Dezembro.
O sucesso conseguido com a ópera "o Barbeiro de Sevilha" que a FCM trouxe à Covilhã em 25 de Janeiro último foi o mote para a concretização do protocolo. Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã está convencido que estas realizações marcam um período muito significativo na cultura. "Há lugar para todos os tipos de espectáculo", sublinha acrescentando que "a chamada de vários protagonistas é benéfica para atrair diferentes públicos".
O autarca covilhanense salienta que todos os interessados dos concelhos vizinhos são bem vindos às realizações que tiveram lugar na Covilhã. "Daí a repetição das óperas anunciadas em dois dias", refere. Carlos Pinto não quis adiantar os custos que as iniciativas poderão ter, mas afirma que "são perfeitamente compatíveis com as possibilidades da autarquia, uma vez que são espectáculos pagos em parte pelo público".
O edil lembra que estão agendados espectáculos de música clássica, mas também espectáculos tradicionais. No próximo dia 3 de Maio, o Teatro Cine vai receber os Madredeus. No dia 9 terá lugar o VIII Sarau Cultural da Escola Secundária Campos Melo. No dia seguinte será feita a entrega de diplomas aos alunos da EPABI. A 17 de Maio realiza-se um espectáculo de homenagem aos 90 anos do semanário "Notícias da Covilhã". No dia 23 subirá ao palco Joel Xavier e a sua banda com o espectáculo "Lisboa" e no dia seguinte é a vez da Orquestra de Acordeões do Funchal. Nos dois últimos dias do mês é então a vez de "La Traviata".