A passagem do projecto para a Internet permitiu que o número de alunos envolvidos aumentasse significativamente
Universidade de Aveiro apresenta projecto
Matemática dá prémios

Alunos de todos os graus de ensino dispõem de um novo método para aprender matemática. Uma forma de despertar o interesse dos jovens para esta disciplina.


Por Catarina Rodrigues


O projecto "PmatE" desenvolvido pelo Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro (UA) foi apresentado na passada quarta feira na Universidade da Beira Interior. Trata-se de uma iniciativa dirigida a estudantes de todos os graus de ensino, desde o 1º ciclo até à universidade.
Toda a informação sobre o projecto está disponível em [www.pmate.ua.pt]. Após um registo no site é possível participar em várias competições. Os melhores alunos a responder a determinadas questões referentes ao grau de ensino que frequentam têm a oportunidade de ganhar prémios como computadores para as respectivas escolas.
"Esta ferramenta é extremamente aliciante", sublinha António Batel docente na UA. Dando como exemplo os alunos universitários, Batel considera que "a participação nestas competições é uma forma de auto-avaliação". O docente explica que "as questões não se repetem e dois computadores lado a lado não têm as mesmas perguntas".
No próximo dia 14 de Maio a UA vai reunir dois mil alunos em competições. São 146 escolas de todo o País, ao nível do ensino básico e secundário. Actualmente existem 10 mil alunos registados no site.
Segundo João David Vieira, co-fundador do projecto, esta iniciativa pretende "despertar o interesse dos alunos para a matemática". O responsável considera que o "PmatE" é direccionado sobretudo para quem não gosta da disciplina no intuito de captar um maior interesse para a mesma.
O projecto caracteriza-se por ter uma componente lúdica. Mas João Vieira sublinha que a competição exige esforço. "Os participantes têm que estudar, utilizar o manual e até pedir ajuda ao professor", salienta.
O "PmatE" está acessível na Internet desde 2001, apesar de ter surgido em 1989. A primeira competição foi feita em 1990 com 210 alunos. Nessa altura tudo era possível através da utilização de disquetes. A passagem para a Internet permitiu que o número de alunos envolvidos passasse a curto prazo para dois mil. "Foi um salto monstruoso", remata Batel. Hoje em dia, o que começou por ser um jogo, é uma competição de massas e permite aos alunos aprender matemática e ganhar prémios com isso.