Beleza invulgar







Porto de Mós







Porto de Mós é uma vila localizada no distrito de Leiria. Rodeado pela serra de Aire e Candeeiros. Erguido lá no alto destaca-se o imponente castelo de feições palacianas. Ficou danificado pelo terramoto de 1755, mas hoje apresenta-se recuperado. Um feito que se deve ao trabalho desenvolvido pela Direcção Geral dos Edifícios Nacionais. Avista-se ao longe devido aos seus dois torreões pintados de verde e proporciona vistas magníficas sobre o vale do rio Lena. Caracteriza-se ainda pela grande animação cultural, principalmente no Verão.
O castelo é sem dúvida a maior atracção da localidade, mas não a única. Em "Portus Molis",denominação romana que deu origem ao nome actual, tem ainda um grande interesse histórico o Arco da Memória. Um dos momentos mais altos do passado da vila foi a Batalha de Aljubarrota, travada no campo militar de São Jorge.
Porto de Mós tem como concelhos vizinhos Alcobaça, Batalha, Ourém e Alcanena. A passagem pela vila obriga a uma visita ao Parque Natural e às Grutas de Alvados, Santo António e Mira de Aire, ali bem perto.
Foi também em Porto de Mós que teve lugar uma das reuniões dos capitães de Abril, que ali trocaram ideias e arquitectaram a Revolução dos Cravos.