Por Catarina Rodrigues


António Rebordão pretende construir a obra ainda neste mandato

A construção de um Museu de Arte Sacra é uma das ambições da freguesia de Santa Maria. Segundo António Rebordão, presidente da Junta "em todas as igrejas do concelho da Covilhã existe uma quantidade enorme de espólio para esta estrutura". O autarca afirma já ter contactado algumas entidades religiosas. "Todas estão interessadas na realização desta obra", avança. De salientar que em todo o distrito de Castelo Branco não existe nenhum museu do género.
António Rebordão dá como exemplo a igreja de Santa Maria que tem "imagens riquíssimas escondidas em armazéns". Segundo o autarca, a Câmara Municipal da Covilhã já deu luz verde para apoiar a concretização do projecto.
Neste momento procura-se um espaço adequado para albergar a infra-estrutura. Uma primeira escolha recai sobre o edifício brasonado junto à Igreja de Santa Maria. "É um espaço enorme, em boas condições e com jardim", explica Rebordão acrescentando que "possivelmente custará um montante elevado demais para o que a Câmara está disponível a dar". O autarca espera conseguir a realização da obra até ao final do mandato.
A Junta de Freguesia ambiciona ainda construir um centro social. "Será uma instituição para albergar pessoas sem família ou que não queiram estar em centros de dia. Este edifício será construído numa fase posterior ao Museu de Arte Sacra. "Ponderámos os dois projectos e concluímos que o Museu é prioritário pelo facto de existirem imagens em estado de degradação". O Centro Social poderá ser concretizado com a ajuda dos responsáveis do projecto Reagir.