Por Catarina Rodrigues


António Borges recolhe documentação fotográfica sobre a cidade há mais de 30 anos

"Para mim não há melhor começo de investigação do que aquele que é feito por intermédio da fotografia". A palavras são de António Garcia Borges, autor do livro "História Urbana em Postais e Fotografias da Freguesia de Santa Maria da Covilhã (1890-2000)". O lançamento da obra teve lugar na passada quarta feira, 23 de Abril, Dia Internacional do Livro.
Trata-se de uma recolha fotográfica sobre a mais antiga das quatro freguesias da cidade da Covilhã. Ruas, fábricas, igrejas e os mais diversos edifícios merecem um lugar de destaque no livro de Borges. Muitos dos locais referidos já não existem daí a importância histórica da obra. "Sempre gostei de história e estas coisas trazem-nos cultura", revela o escritor. António Garcia Borges consegue as fotos e os postais através de fotógrafos, antiquários, alfarrabistas e particulares. A fotografia mais antiga que tem em sua posse é dos Paços do Concelho e data de 1860.
O autor covilhanense de 57 anos leva já mais de três décadas na recolha de documentação fotográfica sobre toda a cidade. António Rebordão, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, entidade que apoiou a edição do livro, recorda que "é a primeira vez que ajuda a concretizar um trabalho com estas características". O autarca adianta que a Junta está a preparar a edição de mais um livro. Desta vez será feita toda a história da freguesia. Um trabalho que contará com a colaboração de professores da Universidade da Beira Interior, técnicos da Biblioteca Municipal e arquitectos.
Segundo Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, "ser capaz de recolher e seleccionar estas imagens é um mérito de quem gosta de fotografia e história, mas sobretudo de quem gosta da cidade". O autarca salientou ainda a importância de recuperar e preservar as zonas históricas. "Neste domínio a freguesia de Santa Maria é um exemplo a seguir", refere.
António Garcia Borges prepara já outros trabalhos. O próximo livro está em estudo e será sobre a freguesia de São Martinho. Também a freguesia da Conceição é "uma paixão" do escritor. Sobre esta temática Borges está a realizar um estudo das fábrica de lanifícios existentes desde o início do século XX até aos nossos dias.