Por Eduardo Alves


Luís Santos (à esquerda) e Carlos Pinto

Realizar um plano de desenvolvimento do andebol na Covilhã é o objectivo primordial da Câmara e da Federação Nacional. Na passada quinta feira 24, Luis Fernando Almeida Santos, presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP) veio à Covilhã assinar um protocolo com a edilidade local.
No compromisso assumido por ambas as instituições, a Câmara tem como função, disponibilizar instalações desportivas adequadas, garantir o transporte dos atletas e comparticipar nos encargos financeiros da FAP em dois mil e 500 euros.
Esta prática desportiva reúne as condições necessárias à sua progressão no concelho. Luis Santos mostrou-se agradado com o apoio das autarquias do Interior da País. O presidente da FAP refere que a parceria levada a cabo na Covilhã em Castelo Branco e também no Fundão, irá permitir a formação de atletas e docentes. O que se traduz num incremento visível da prática de andebol. "Uma necessidade básica", acrescenta o responsável. Nos planos de Luis Santos estão os campeonatos de 2008 e 2010, onde o dirigente espera ter condições suficientes para que a selecção nacional se sagre campeã do mundo. Para este objectivo ser alcançado, Santos lembra que "é preciso começar a preparar os atletas desde agora". A Federação de Andebol de Portugal vai também realizar um torneio entre todas as escolas e as associações que pratiquem este tipo de desporto.
Carlos Pinto, presidente da câmara mostrou também o agrado da autarquia. O edil sublinha que "este protocolo veio em boa hora". Uma vez que o Complexo Desportivo da Covilhã está pronto, "vamos poder dar-lhe a melhor utilização" acrescentou o autarca.

Distrito de Castelo Branco tem papel fundamental

O presidente da Associação de Andebol de Castelo Branco (AACB) refere que o distrito está a ganhar importância. A prova mais visível vai acontecer já entre os dias 8 e 11 de Maio próximo.
A vila do Tortosendo foi a escolhida para albergar a fase final de juniores masculinos da 1ª divisão. Uma das provas mais cotadas a nível nacional. As condições físicas do pavilhão dos Unidos Futebol Clube, onde vão decorrer as provas e o Seminário do Verbo Divino, onde os atletas ficarão instalados, são as melhores para a FAP. Carlos Louro, presidente da AACB sublinha que o andebol nunca teve o devido apoio. A prática deste tipo de desporto não tem sido muito fomentada no nosso País. O Interior sofre depois o agravamento desta falta de incentivos. Disputar a fase final numa vila do distrito é nas palavras de Louro, "uma forte ajuda e motivação". Uma prova que vai reunir 120 atletas das mais conceituadas equipas como o Benfica, o ABC, o Sporting e o Porto.
Os organismos responsáveis estão agora empenhados em mudar este cenário. Luís Santos, presidente da FAP diz ser necessário captar mais jovens para o desporto. O empenho das autarquias é "fundamental", acrescenta Santos. Na sua perspectiva "o desporto é também um grande acto cultural de onde se podem retirar muitas faculdades".