As provas de salto e atletismo realizaram-se durante toda a tarde
Complexo Desportivo
Meio milhar de atletas na Covilhã

Terminada a primeira fase da construção do parque desportivo da cidade, a Câmara realizou um dia de testes com as mais variadas actividades. Atletas, populares e responsáveis ficaram com uma boa impressão.


Por Eduardo Alves


O Dia da Liberdade foi o escolhido para a estreia do Complexo Desportivo da Covilhã. Embora as condições climatéricas não fossem as melhores, cerca de 500 atletas estiveram presentes no local. Provas de atletismo e salto realizaram-se durante toda a tarde "num dos mais modernos complexos desportivos do nosso País", afirma Joaquim Matias, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Covilhã. Um evento que pretende ser "um teste às infra-estruturas", sublinha o responsável autárquico.
Concluída que está a primeira fase desta obra, faltam agora pequenos arranjos paisagísticos para ser inaugurada. No primeiro dia de utilização assistiu-se a provas femininas e masculinas de atletismo, estafeta, salto em altura e comprimento e também, lançamento de peso. Modalidades escolhidas para inaugurar o relvado do Complexo Desportivo da Covilhã e as pistas contíguas. A zona da bancada central também está terminada. Os cerca de mil lugares sentados foram preenchidos na sua metade. A moldura humana presente no espectáculo, não obstante a chuva intensa que se fez sentir durante todo o dia, agradou aos responsáveis camarários.
A autarquia assinou já alguns protocolos com as federações ligadas ao basquetebol, atletismo e andebol, de forma a manter esta infra-estrutura ocupada. Uma medida a estender ao futebol. Muitos clubes e associações da região "manifestaram-se já nesse sentido", afirma Matias. O vereador responsável pelo pelouro do Desporto refere que, para além de dar melhores condições de treino e competição aos atletas, "esta é uma forma de chamarmos à participação todos quantos gostam do desporto".
Joaquim Matias aponta o final deste ano como a data prevista para a inauguração oficial do complexo. Uma obra orçada em mais de dez milhões de euros.