A autarquia quer transformar as aldeias em importantes pólos de atração turística
Idanha-a-Nova
Gabinetes Técnicos Locais recuperam espaços culturais


A autarquia vai criar três gabinetes. Idanha, Penha Garcia e Salvaterra do Extremo são as contempladas.


NC/Urbi et Orbi


No âmbito do Programa de Recuperação de Áreas Urbanas Degradadas - PRAUD, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova apresentou recentemente uma candidatura para a criação de três Gabinetes Técnicos Locais, GTL, para implantar em Idanha-a-Nova, e posteriormente em Penha Garcia e Salvaterra do Extremo. Com o objectivo de desenvolver planos de análise e de acompanhamento de reabilitação ou renovação de áreas urbanas, o PRAUD-GTL possui uma comparticipação até 75 por cento financiada pelo Orçamento de Estado.
Assim cabe ao PRAUD-GTL desenvolver um plano de salvaguarda, onde constem os espaços públicos e edifícios com património histórico degradados e paralelamente elaborar projectos de reabilitação e recuperação dos mesmos, dar pareceres sobre o licenciamento de obras necessárias para a restauração, e apresentar candidaturas a programas de financiamento das obras que constituem a razão de ser do projecto.
As Aldeias Históricas são um bom exemplo do trabalho produzido pelos GTL ao nível nacional. Sendo Penha Garcia e Salvaterra do Extremo duas freguesias dotadas de grande valor histórico e patrimonial, cuja sua localização possui um enquadramento paisagístico impar, a autarquia acredita que faz todo o sentido a recuperação e conservação dos seus espaços públicos, de modo a tornar as aldeias pólos de atracção turística.
Formados por equipas multidisciplinares, que no terreno fazem um levantamento das características da zona onde estão implantados, os GTL são normalmente constituídos por arquitectos-coordenadores, arquitectos e arquitectos paisagistas, arqueólogos, administrativos, desenhadores CAD, engenheiros civis, economistas, topógrafos, sociólogos entre outros, que em conjunto desempenham um papel importante no desenvolvimento cultural da região.