A UBI nasceu a 30 de Abril de 1986

A Universidade da Beira Interior comemora amanhã, quarta feira, 17 anos de existência. Pedro Lynce, ministro da Ciência e do Ensino Superior marcará presença na cerimónia de aniversário.
O programa prevê a assinatura de um protocolo através do qual a Câmara Municipal da Covilhã vai ceder à UBI três lotes de terreno. Dois serão atribuídos à futura Faculdade de Medicina, junto ao Hospital Pêro da Covilhã. Outro destina-se à construção de um hangar, no aeródromo, para o Departamento de Ciências Aeroespaciais.
A sessão solene está marcada para as 15 horas, após o tradicional cortejo académico, e contará com as intervenções do ministro Pedro Lynce, do reitor Santos Silva e da presidente da Associação Académica, Ana Cruz. Na cerimónia será feita a imposição de insígnias doutorais e a entrega de medalhas a docentes e funcionários com 20 anos de serviço. Serão ainda entregues prémios escolares e bolsas de mérito.
Pelas 17h30 será inaugurada a exposição de pintura subordinada ao tema "A Mulher" de Evelina Coelho. A mostra estará patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de Lanifícios até ao dia 31 de Maio.
A UBI nasceu a 30 de Abril de 1986, sucedendo ao Instituto Universitário da Beira Interior criado em 1979, que por sua vez substituiu o Instituto Politécnico da Covilhã, que apesar de ter sido fundado em 1973, só iniciou a sua actividade em 1975.
Ao completar 17 anos, a Universidade da Beira Interior conta com cerca de cinco mil alunos distribuídos por mais de 30 cursos. A instituição continua a afirmar-se como o principal motor de desenvolvimento não só da cidade, como também da região.
Para assinalar a ocasião, o Urbi et Orbi, apresenta a partir desta semana uma actualização do Dossiê Aniversário UBI, com referência a todos os cursos que compõem a instituição.

[ver programa]