Departamento de Letras
Português e Espanhol

Professores ou tradutores

Os futuros licenciados em Português e Espanhol terão a oportunidade de estagiar em escolas da Covilhã e dos arredores se escolherem a via Ensino, mas podem optar também pela área Científica.

 Por Andreia Ferreira

Estruturas de apoio

- Workstation de Multiprocessamento;
- Laboratório de Micro-Ensino (Filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo);
- Redes - (internas e externas);
- Laboratório de Línguas;
- CI - Centro de Informática;
- Biblioteca;
- Salas equipadas com computadores

Estrutura curricular

Duração do curso: 5 anos lectivos

- Nº total de unidades de crédito:
126 unidades de crédito

Áreas científicas obrigatórias:

Estudos Culturais - 10
Estudos Linguísticos - 13
Estudos Literários - 9
Línguas - 22.5
Ciências da Educação e Didáticas - 31.5
Estágio - 0
Estudos Linguísticos - 12.5
Estudos Literários - 22.5
Línguas - 5



Condições de acesso:
Prova específica de Literatura Portuguesa

O curso de Português e Espanhol entrou em funcionamento há dois anos na Universidade da Beira Interior. Com todas as vagas preenchidas desde o seu início, conta até ao momento com 40 alunos. Os estágios são arranjados pela Universidade e o curso prolonga-se por quatro ou cinco anos, consoante os alunos optem pela área Científica ou pela via de Ensino, respectivamente. A área Científica define-se pela componente de tradução.
Antonieta Garcia, directora do curso e presidente do Departamento de Letras, considera a licenciatura "importante para o desenvolvimento do Departamento por ter professores e alunos muito activos". Realizaram este ano o I Encontro Ibérico e pretendem organizar na UBI o Congresso de professores de Espanhol em Portugal, iniciativas apoiadas pela Embaixada de Espanha e pelo Instituto Cervantes.
Em Espanha há milhares de alunos a estudar Português pelo que se justifica "que em Portugal se estude Espanhol", refere Antonieta Garcia que considera a
situação geográfica também decisiva para a abertura deste curso. Nas suas palavras: "é importante criar uma Península Ibérica com força a nível europeu".
O Departamento de Letras pretende ainda abrir cursos livres à comunidade e criar laboratórios de línguas para os alunos pesquisarem por si próprios.
Paula Guerra, presidente do Ibérubi, núcleo de Português e Espanhol, e aluna do 2º ano, encara o futuro com alguma incerteza. Por serem os primeiros
licenciados de Português e Espanhol na UBI, não sabe se serão "facilmente colocados no mercado de trabalho", ou se, pelo contrário, "o Espanhol não será
bem aceite em Portugal em termos de emprego". De qualquer modo, por enquanto, prefere não pensar muito nisso e aproveitar bem o curso, participando nas actividades e projectos do Departamento.



 

 

Clique aqui para regressar à primeira página