Departamento de Comunicação e Artes
Filosofia

"Um curso de banda larga"

A filosofia é um dos cursos mais recentes da UBI. Conta com 49 alunos distribuídos por duas turmas, do 1º e 2º ano. O corpo docente é constituído maioritariamente por mestres e doutores.

 Por Carlos Borges

Estruturas de apoio

- CI - Centro de Informática

- Biblioteca

Estrutura curricular

Duração do curso: 4 anos lectivos

- Área científica do curso: Filosofia

- Nº total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 99

Áreas científicas obrigatórias:

Comunicação e Cultura - 15

Filosofia - 71.5



Condições de acesso:
Prova específica de Filosofia


A licenciatura em Filosofia iniciou-se no ano lectivo 2001/02, numa altura em que a estranheza era o sentimento reinante em algumas pessoas da comunidade académica e não só. Para quê um curso de filosofia nos dias de hoje? Era a questão que se colocava na altura.
José Manuel Santos, director do curso e professor no Departamento de Comunicação e Artes, tem um entendimento discordante àqueles que pensam que é desnecessário um curso de filosofia numa universidade. A filosofia é fundamental numa sociedade porque, "o homem sente-se realizado nas coisas materiais e falta-lhe a interrogação sobre a imaterialidade das coisas", observou o docente, para quem os valores como a justiça, a liberdade, a fraternidade e a solidariedade, enquanto necessidades imateriais, são muitas vezes desprezados pelo homem materialista. A filosofia é segundo Santos "um curso generalista de banda larga" que permite ao aluno o acesso a outra formação e capacidade cognitiva de, por exemplo, ingressar na carreira política, seguir a diplomacia ou a via do ensino. "Não foi por acaso que o Ministério da Educação recuou nas decisões em banir a Filosofia nos currículos secundários", frisou o professor que acredita que dentro de cinco anos a dificuldade com a colocação dos licenciados em Filosofia será minorada, com a aposentação dos actuais professores do Ensino Secundário.
Para Patrícia Calvário, porta-voz do Núcleo da Filosofia, a grande aposta é "suscitar nos alunos do curso, o gosto pelo gosto." Ou seja, provocar um sentimento de gosto pelos saberes filosóficos. Por outro lado, tentar promover a licenciatura da Filosofia na UBI junto dos candidatos ao Ensino Superior, e desmistificar os preconceitos, segundos os quais "os alunos das humanidades vão para a Filosofia para fugir à Matemática" afirmou a porta-voz, sublinhando a importância da disciplina para uma reflexão sobre a problemática do "Admirável Mundo Novo".
"Realizar uma semana de poesia, fazer uma compilação dos trabalhos dos alunos para publicar", são alguns projectos do Núcleo da Filosofia da UBI, refere Patrícia Calvário.

 

 

Clique aqui para regressar à primeira página