NC/Urbi et Orbi


Muita gente se deslocou à sede da Mutualista para exercer o direito de voto

Ramiro Reis é o novo presidente da Direcção da Associação de Socorros Mútuos "Mutualista Covilhanense". No acto eleitoral mais concorrido de sempre na história da Associação, realizado no sábado, 26, a lista encabeçada pelo até então presidente da Assembleia Geral (AG) recolheu 428 votos, contra os 113 de Pedro Silva, candidato opositor. Ramiro Reis conta agora com Albino Santarém, na AG e Júlio José Santos, no Conselho Fiscal.
A tomada de posse dos novos corpos sociais teve lugar logo na segunda-feira a seguir, 28, isto porque, esclarece Ramiro Reis, "a Associação não pode estar muitos mais dias sem ter Direcção, porque tem muito para resolver". A necessidade em dar andamento a vários processos administrativos torna-se ainda mais urgente quando, revela o novo presidente da Direcção, "nem sequer foi elaborado Plano de Actividades para 2003, relatório e contas". Reunir o mais depressa possível com a Segurança Social para que sejam dadas maiores comparticipações aos utentes da instituição, bem como com as entidades bancárias que concederam empréstimos à Mutualista, são algumas das prioridades do novo presidente. Ramiro Reis espera também que, a partir de agora, a "paz volte ao seio da Mutualista Covilhanense".
Já Pedro Silva, candidato derrotado, ainda que surpreso pela disparidade dos resultados, recorda que a lista encabeçada por si concorreu sob protesto. Isto porque, explica, "temos dúvidas quanto à eligibilidade de quatro dos elementos da lista opositora". Uma situação que o levou a apresentar no Tribunal da Covilhã um requerimento para análise desse facto. Algo que não motiva receios a Ramiro Reis, o qual garante que "tudo está em conformidade com os estatutos e a lei". Pedro Silva assegura que não haverá qualquer oposição interna ao trabalho da nova Direcção. O ex candidato afiança, porém, que vai acompanhar "se de facto o programa e as medidas apresentadas pela outra lista vão ou não ser implementadas".