História do Povo Judeu

de Werner Keller



Por Eduardo Alves



Os conceitos mais básicos e importantes são, por vezes, os mais esquecidos. Talvez por estarem tão próximos de nós, com uma presença quotidiana e certa.
Este povo judeu, povo escolhido, tem sido um dos mais sofredores com desta amnésia universal. Espalhado por todos os cantos do mundo, os judeus são exemplo maior para a humanidade no que respeita a trabalho, comércio, saber, religião, entre muitas outras coisas. Reúnem em si alguns dos mais brilhantes feitos, um povo que tem conquistado sempre objectivos muito superiores a outras civilizações. Pode ser esta uma possível e leiga explicação para os preconceitos e inimizades aplicadas a esta comunidade.
Um livro de Werner Keller que trata da história dos judeus, simplesmente. Mas trata-a de uma forma que poucos conseguiram até hoje. Apesar de ser um livro com a primeira edição datada de 1966, o seu vasto e rico conteúdo continua a fazê-lo actual.
Por todos os meios de comunicação é difundida em larga escala uma quantidade maciça de informação sobre as civilizações do outro lado do mundo. Na maioria das vezes aquilo que é transmitido não corresponde à verdade. Esta publicação é o resultado de um trabalho de características arqueológicas que vai desenterrar nos muitos séculos de existência do homem, a história dos judeus. O aparecimento deste povo, as suas raízes e cultura e tudo quanto levou à situação actual do conflito no Médio Oriente. A luta por um Estado e as muitas diferenças entre israelitas e palestinianos.
Das poucas obras existentes relativamente a esta temática, a "História do Povo Judeu" vem colmatar um vazio existente nesta área. A certo momento, o autor frisa que "sem dúvida, a história pós-bíblica dos judeus permanece desconhecida da grande massa do público. Entre o final do Antigo Testamento e os trágicos acontecimentos do passado mais recente, há uma lacuna no conhecimento geral. Dois milénios de vida do povo judeu ficaram em branco até aos nosso dias; inclusivamente para os europeus cultos".
A obra está profundamente ligada aos escritos bíblicos, onde sustenta grande parte das suas teses, como não poderia deixar de ser. Mas também recorre às ciências. Antropologia, geologia e história, são disciplinas que reinam no meio das ideias apresentadas. Os nomes de estudiosos como Paul Émile Botta, Leopoldo Zunz ou Henrique Graetz são apenas alguns exemplos bibliográficos deste livro.
Desde a profecia e época bíblica até a "Israel: o Novo Estado", esta obra de Keller revela todas as passagens marcantes do povo judeu. Saber mais acerca do judaísmo é saber mais acerca do nosso mundo, do nosso quotidiano. A história deste povo apresenta-se fora do comum. Durante mais de 20 séculos tem sido alvo de sofrimentos mas também de grandezas inigualáveis.