Departamento de Ciências Médicas
Licenciatura em Medicina

A alma da UBI e da região

Melhorar os cuidados de saúde prestados na região é o objectivo da licenciatura em Medicina. Segundo os responsáveis do Departamento, o curso ministrado na UBI distingue-se das outras universidades pela sua metodologia de ensino.

 Por Hugo Ribeiro

Estruturas de apoio

- GEM - Gabinete de Educação Médica (Coordenação Pedagógica, Intranet)
- Recursos Estruturais - (Salas de tutorias, Laboratórios de ensino de Histologia, Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Biologia Celular, Biologia Molecular e Genética)
- Sala de Autoaprendizagem - (Com 60 computadores e Biblioteca)
- Articulação Hospitais Região - Articulação com Hospitais da Região: Centro Hospitalar da Cova da Beira (Covilhã e Fundão), Hospital Amato Lusitano (Castelo Branco) e Hospital Sousa Martins (Guarda) e com Administração Regional de Saúde: Sub-Região de Castelo Branco (Centros de Saúde) e Sub-Região da Guarda (Centros de Saúde)
- Articulação com Administração Regional de Saúde - Sub-Região de Castelo Branco (Centros de Saúde) e Sub-Região da guarda (Centros de Saúde)


Estrutura curricular

Duração normal do curso: 6 anos lectivos

Área científica do curso:
- Medicina

Condições necessárias à concessão do grau :
- 206 unidades de crédito

Áreas Científicas Obrigatórias
- Ciências Biopatológicas - 22
- Ciências Humanas - 25
- Ciências Morfológicas e Funcionais - 36
- Clínica - 90
- Saúde Comunitária - 33


Condições de acesso:
Biologia e Química (e pré-requisito do Grupo B - ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia)


Para além de combater a ausência de médicos no Interior do País, a licenciatura em Medicina, que abriu na UBI em 2001, pretende melhorar os cuidados de saúde prestados na região. Com uma duração de cinco anos curriculares e um sexto ano como estágio clínico profissionalizante, o curso é procurado por mais de 1500 candidatos ao Ensino Superior Público.
De acordo com o contrato de desenvolvimento, nos dois primeiros anos, ingressaram 120 estudantes na licenciatura da Universidade da Beira Interior. Porém, a partir de 2003, o número de vagas disponíveis aumenta para cem, em vez ter apenas 60. Para João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, " a ideia é estabilizar um total de 600 alunos nos seis anos curriculares".
Desde o início, há um contacto com a realidade do Centro de Saúde da Covilhã e com o Centro Hospitalar da Cova da Beira, uma vez que se observa o trabalho dos médicos e os respectivos utentes. Bons recursos bibliográficos, laboratórios para trabalhos práticos, salas de estudo, um sistema informático adequado e um computador para cada estudante são alguns dos meios que se encontram disponíveis a todos aqueles que frequentam o curso.
Neste momento, o Departamento de Ciências Médicas é composto por mais de 50 docentes, entre os quais 40 são clínicos da região.

Medicina afirma-se pela qualidade


A licenciatura em Medicina ministrada na UBI tem uma metodologia de ensino diferente dos outros cursos da instituição e das outras universidades. Em vez de ter as disciplinas tradicionais, ela é constituída por módulos e dentro destes há blocos compostos por unidades pedagógicas. Cada uma destas unidades decorre num período de 15 dias com um processo próprio. Durante este tempo, passa-se por uma fase de auto-aprendizagem, uma fase de tutorias, aulas práticas ou seminários e, por último, uma avaliação a todos os conhecimentos adquiridos.
Assim, a metodologia de ensino centra-se naquilo que o aluno aprende e não no que o docente ensina, ou seja, é o estudante que faz a sua auto-aprendizagem. As aulas são feitas em grupos de cinco estudantes acompanhados por um tutor, que define os objectivos no início da tutoria.
Segundo João Queiroz, "é um modelo muito exigente, na medida em que tem que haver uma grande dedicação, bastante estudo e horas na Faculdade por parte dos alunos, para no fim dar os seus frutos a vários níveis".
O terceiro ano curricular é um ano de viragem dos métodos de ensino. Os alunos deixam de pertencer a um ciclo básico para se inserirem num ciclo clínico. Assim, parte das aulas vão realizar-se no Centro Hospitalar da Cova da Beira, em que há um envolvimento no ambiente do trabalho.
O Departamento de Ciências Médicas não pretende limitar-se a esta instituição. A ideia é envolver o Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, e o Hospital Sousa Martins, na Guarda, na ligação em rede entre a Faculdade e os três centros hospitalares. Na perspectiva de João Queiroz, "o projecto não pretende afirmar-se apenas na Covilhã, mas sim em toda a região".

 

Clique aqui para regressar à primeira página